CESE lança Edital de apoio a projetos: Juventudes e Direitos Digitais
12 de maio de 2022
A CESE convida organizações, grupos, coletivos e movimentos populares do segmento da juventude para enviar projetos com foco nos direitos digitais
As novas tecnologias digitais e a internet têm acelerado as relações sociais e transformado o comportamento cultural de acesso e compartilhamento de informações. Nesse cenário, há um crescimento significativo do protagonismo das juventudes em mobilizações, manifestações e protestos no mundo online. Estão na linha de frente produzindo conteúdos criativos, reflexivos e críticos, sobretudo nas redes sociais, acerca da defesa dos seus direitos e da democracia.
Mas se por um lado há uma juventude articulada, trazendo novas linguagens e colaborações importantes para as ações políticas através das redes, também existe a violação dos direitos digitais que exclui essa população mais vulnerabilizada quanto ao uso e apropriação das tecnologias da informação e da comunicação.
A pandemia da Covid 19, por exemplo, com as necessidades de isolamento social, acelerou esse processo de exclusão digital e escancarou as desigualdades sociais no ambiente virtual. Comunicar, trabalhar, estudar e exercer a cidadania na virtualidade ocorreram em diferentes níveis de acesso a banda larga, aos conteúdos interativos das redes, equipamentos e tecnologias.
Diante desse contexto, a CESE definiu estimular iniciativas de organizações e grupos populares protagonizados pela juventude e que tenham relação com os direitos digitais, uma vez que a exclusão digital contribui para ampliar vulnerabilidades, promoção de fake news, ataques e ameaças virtuais, riscos e violações dos direitos dessa população e das comunidades onde esse segmento está inserido.
Com o apoio de Pão para o Mundo/ Brot für Die Welt, a CESE convida a juventude que está articulada em múltiplas formas e nos diversos territórios, seja ele nos campos, nas águas, nas florestas ou nas cidades, para participar do Edital de apoio a projetos: Juventudes e Direitos Digitais.
A iniciativa tem a finalidade de fortalecer o protagonismo da juventude e suas organizações nos processos de participação social e política, tendo como foco os diretos digitais.
As organizações interessadas devem encaminhar as propostas até o dia 17 de junho de 2022 exclusivamente para o e-mail editais@cese.org.br.
O apoio financeiro será em duas categorias: até 20 mil e até 15 mil.
Os projetos deverão ser executados no ano de 2022 e com duração máxima de até 03 (três) meses.
O resultado final da seleção será divulgado no dia 22 de julho de 2022.
Clique aqui para acessar Edital de apoio a projetos: Juventudes e Direitos Digitais;
Clique aqui para acessar o roteiro de elaboração de projeto;
Clique aqui para acessar as orientações para elaboração de projeto.
Dúvidas e/ou outras questões relacionadas a esse edital podem ser enviadas para o endereço: marcella@cese.org.br.
#partiu enviar projetos!
VEJA O
QUE FALAM
SOBRE NÓS
Somos herdeiras do legado histórico de uma organização que há 50 anos dá testemunho de uma fé comprometida com o ecumenismo e a diaconia profética. Levar adiante esta missão é compromisso que assumimos com muita responsabilidade e consciência, pois vivemos em um país onde o mutirão pela justiça, pela paz e integridade da criação ainda é uma tarefa a se realizar.
Eu preciso de recursos para fazer a luta. Somos descendentes de grupos muito criativos, africanos e indígenas. Somos na maioria compostos por mulheres. E a formação em Mobilização de Recursos promovida pela CESE acaba nos dando autonomia, se assim compartilharmos dentro do nosso território.
Eu acho extraordinário o trabalho da CESE, porque ela inaugurou outro tipo de ecumenismo. Não é algo que as igrejas discutem entre si, falam sobre suas doutrinas e chegam a uma convergência. A CESE faz um ecumenismo de serviço que é ecumenismo de missão, para servir aos pobres, servir seus direitos.
A gente tem uma associação do meu povo, Karipuna, na Terra Indígena Uaçá. Por muito tempo a nossa organização ficou inadimplente, sem poder atuar com nosso povo. Mas, conseguimos acessar o recurso da CESE para fortalecer organização indígena e estruturar a associação e reorganizá-la. Hoje orgulhosamente e muito emocionada digo que fazemos a Assembleia do Povo Karipuna realizada por nós indígenas, gerindo nosso próprio recurso. Atualmente temos uma diretoria toda indígena, conseguimos captar recursos e acessar outros projetos. E isso tudo só foi possível por causa da parceria com a CESE.
Há vários anos a CESE vem apoiando iniciativas nas comunidades quilombolas do Pará. A organização trouxe o empoderamento por meio da capacitação e formação para juventude quilombola; tem fortalecido também o empreendedorismo e agricultura familiar. Com o apoio da CESE e os cursos oferecidos na área de incidência política conseguimos realizar atividades que visibilizem o protagonismo das mulheres quilombolas. Tudo isso é muito importante para a garantia e a nossa permanência no território.
Minha história com a CESE poderia ser traduzida em uma palavra: COMUNHÃO! A CESE é uma Família. Repito: uma Família! Nos dois mandatos que estive como presidente da CESE pude experimentar a vivência fraterna e gostosa de uma equipe tão diversificada em saberes, experiências de fé, histórias de vida, e tão unida pela harmonia criada pelo Espírito de Deus e pelo único desejo de SERVIR aos mais pobres e vulneráveis na conquista e defesa dos seus direitos fundamentais. Louvado seja Deus pelos 50 anos de COMUNHÃO e SERVIÇO da CESE! Gratidão por tudo e para sempre!
A relação de cooperação entre a CESE e Movimento Pesqueiro é de longa data. O apoio político e financeiro torna possível chegarmos em várias comunidades pesqueiras no Brasil para que a gente se articule, faça formação política e nos organize enquanto movimento popular. Temos uma parceria de diálogos construtivos, compreensível, e queremos cada vez mais que a CESE caminhe junto conosco.
A CESE completa 50 anos de testemunho de fé ativa no amor, faz jus ao seu nome. Desde o início, se colocou em defesa dos direitos humanos, denunciou atos de violência e de tortura, participou da discussão de grandes temas nacionais, apoiou movimentos sociais de libertação. Parabéns pela atuação profética, em prol da unidade e da cidadania. Que Deus continue a fazer da CESE uma benção para muitos.
A família CESE também faz parte do movimento indígena. Compartilhamos das mesmas dores e alegrias, mas principalmente de uma mesma missão. É por um causa que estamos aqui. Fico muito feliz de poder compartilhar dessa emoção de conhecer essa equipe. Que venham mais 50 anos, mais pessoas comprometidas com esse espírito de igualdade, amor e fraternidade.
Há muito a celebrar e agradecer! Nestes anos todos, a CESE tem sido uma parceira importantíssima dos movimentos e organizações populares e pastorais sociais. Em muitos casos, o seu apoio foi e é decisivo para a luta, para a vitória da vida. Faz as exigências necessárias para os projetos, mas não as burocratiza nem as excede. O espírito solidário e acolhedor de seus agentes e funcionários faz a diferença. O testemunho de verdadeiro ecumenismo é uma das suas marcas mais relevantes! Parabéns a todos e todas que fazem a CESE! Vida longa!