Vigília Ecumênica leva às ruas de Salvador campanha sobre voto consciente
28 de setembro de 2018
A Vigília Ecumênica pela Vida do Povo percorreu dia 27 de setembro as ruas do Centro de Salvador, estampando a Campanha Seu Voto Vale? Então Vote Certo, com objetivo de estimular o voto consciente nas próximas eleições.
A manifestação teve início com mística na Igreja Sagrada Família, no Garcia, quando foi feita uma breve reflexão sobre o atual contexto político e a fragilidade em que se encontra nossa democracia, com a leitura das cartas da CESE e da CNBB.



Em seguida, representantes de pastorais, organizações sociais e ecumênicas, como Cáritas Brasileira Regional Nordeste 3, Ação Social Arquidiocesana, Pastoral da Juventude, Coordenadoria Ecumênica de Serviço, CEBIC, Levante Popular da Juventude, Conselho Pastoral dos Pescadores, Comissão Pastoral da Terra – Bahia, CEBs e Pastoral da Saúde seguiram em Vigília, passando pelo Campo Grande em direção à Praça da Piedade.



Durante a caminhada, foram realizados momentos de diálogos com a sociedade que acompanhou a manifestação, abordando o papel do voto para a garantia de direitos; e estampados cartazes com os nomes e rostos dos e das traidores/as do povo, que votaram a favor de retrocessos de direitos, como Reforma Trabalhista, Lei da Terceirização e PEC dos Gastos Públicos (que congela por 20 anos os recursos destinados à educação e saúde). Manifestações culturais, como o grupo de jovens de Água Claras, acompanharam e animaram o percurso da Vigília.



Expressões poéticas também se somaram ao ato, com a parceria dos Artistas da Praça, grupo de poesia que se reúne na região central nas últimas quintas-feiras de cada mês.
Com fé, poesias, batuques e espírito de resistência ativa foi encerrada a Vigília Ecumênica pela Vida do Povo na Praça da Piedade, espaço representativo de tantas lutas populares por direitos na Bahia.
VEJA O
QUE FALAM
SOBRE NÓS
A família CESE também faz parte do movimento indígena. Compartilhamos das mesmas dores e alegrias, mas principalmente de uma mesma missão. É por um causa que estamos aqui. Fico muito feliz de poder compartilhar dessa emoção de conhecer essa equipe. Que venham mais 50 anos, mais pessoas comprometidas com esse espírito de igualdade, amor e fraternidade.
A CESE é a marca do ecumenismo na defesa de direitos. É serviço aos movimentos populares nas lutas por justiça. Parabéns à Diretoria e equipe da CESE pela persistência e compromisso, sempre renovado nesses cinquenta anos, de preservação da memória histórica na defesa da democracia em nosso país.
Conheço a CESE desde 1990, através da Federação de Órgãos para Assistência Social (FASE) no apoio a grupos de juventude e de mulheres. Nesse sentido, foi uma organização absolutamente importante. E hoje, na função de diretor do Programa País da Heks no Brasil, poder apoiar os projetos da CESE é uma satisfação muito grande e um investimento que tenho certeza que é um dos melhores.
A CESE foi criada no ano mais violento da Ditadura Militar, quando se institucionalizou a tortura, se intensificaram as prisões arbitrárias, os assassinatos e os desaparecimentos de presos políticos. As igrejas tiveram a coragem de se reunir e criar uma instituição que pudesse ser um testemunho vivo da fé cristã no serviço ao povo brasileiro. Fico muito feliz que a CESE chegue aos 50 anos aperfeiçoando a sua maturidade.
Eu preciso de recursos para fazer a luta. Somos descendentes de grupos muito criativos, africanos e indígenas. Somos na maioria compostos por mulheres. E a formação em Mobilização de Recursos promovida pela CESE acaba nos dando autonomia, se assim compartilharmos dentro do nosso território.
Ao longo desses 50 anos, fomos presenteadas pela presença da CESE em nossas comunidades. Nós somos testemunhas do quanto ela tem de companheirismo e solidariedade investidos em nossos territórios. E isso tem sido fundamental para que continuemos em luta e em defesa do nosso povo.
Minha história com a CESE poderia ser traduzida em uma palavra: COMUNHÃO! A CESE é uma Família. Repito: uma Família! Nos dois mandatos que estive como presidente da CESE pude experimentar a vivência fraterna e gostosa de uma equipe tão diversificada em saberes, experiências de fé, histórias de vida, e tão unida pela harmonia criada pelo Espírito de Deus e pelo único desejo de SERVIR aos mais pobres e vulneráveis na conquista e defesa dos seus direitos fundamentais. Louvado seja Deus pelos 50 anos de COMUNHÃO e SERVIÇO da CESE! Gratidão por tudo e para sempre!
Há vários anos a CESE vem apoiando iniciativas nas comunidades quilombolas do Pará. A organização trouxe o empoderamento por meio da capacitação e formação para juventude quilombola; tem fortalecido também o empreendedorismo e agricultura familiar. Com o apoio da CESE e os cursos oferecidos na área de incidência política conseguimos realizar atividades que visibilizem o protagonismo das mulheres quilombolas. Tudo isso é muito importante para a garantia e a nossa permanência no território.
Quero muito agradecer pela parceria, pelo seu histórico de luta com os povos indígenas. Durante todo o tempo que fui coordenadora executiva da APIB e representante da COIAB e da Amazônia brasileira, nós tivemos o apoio da CESE para realizar nossas manifestações, nosso Acampamento Terra Livre, para as assembleias locais e regionais. Tudo isso foi muito importante para fortalecer o nosso protagonismo e movimento indígena do Brasil. Deixo meus parabéns pelos 50 anos e seguimos em luta.
Somos herdeiras do legado histórico de uma organização que há 50 anos dá testemunho de uma fé comprometida com o ecumenismo e a diaconia profética. Levar adiante esta missão é compromisso que assumimos com muita responsabilidade e consciência, pois vivemos em um país onde o mutirão pela justiça, pela paz e integridade da criação ainda é uma tarefa a se realizar.