Após 4 anos, CESE retoma Feijoada Solidária e recebe mais de 250 pessoas em sua casa

Após 4 anos, a CESE retomou no último sábado (30) a sua tradicional Feijoada Solidária, uma marca da Campanha Primavera para a Vida – CPPV. Mais de 250 pessoas passaram pela sede da organização ao longo de um dia inteiro regado da boa música de Robherval e Ito Araújo, boa comida e muita alegria. O evento foi mais uma das ações previstas dentro do calendário de atividades e celebrações pelos 50 anos da CESE.

Além da tradicional feijoada, a programação do evento também contou a feira solidária dos produtos de organizações populares apoiadas pela CESE e igrejas, o bazar da Cáritas, com roupas e acessórios a preços populares, música ao vivo e sorteio de brindes.  Organizações que estiverem presentes na Feira: Movimento dos Pequenos Agricultores- MPA; Pescadoras e marisqueiras da Ilha de Maré; Rede de Mulheres Negras da Bahia; Igreja Presbiteriana Unida de Itapagipe – IPU; Igreja Presbiteriana Unida Valério Silva – IPU; Igreja Episcopal Anglicana do Brasil – IEAB e Comunidade da Igreja da Trindade.

A Feijoada Solidária é uma ação realizada há anos pela CESE e segue durante a toda a primavera! Toda a renda obtida com a atividade e as doações será revertida para apoiar projetos recebidos pela organização!

Sônia Mota, diretora executiva da CESE, relembrou que esta campanha, realizada há 23 anos, não é apenas para Mobilização de Recursos. “Também abrimos espaço para que igrejas, movimentos populares e organizações parceiras possam vir junto neste mutirão do bem. Nosso trabalho só é possível nestes 50 anos de existência porque temos contado com o apoio e parceria de pessoas que abraçam a nossa causa e compreendem que ao apoiar a CESE estão apoiando os movimentos de base em suas lutas por direitos”.

Em sua participação no evento, Girlaine Gomes, da Igreja Presbiteriana Unida Rev. Valério Silva, relembra que o centro comunitário da igreja recebeu apoio para um projeto. “Foi uma iniciativa de corte e costura que durou 18 anos e beneficiou em torno de mil mulheres e homens que passaram pelo nosso centro comunitário. A CPPV vem se tornando mais importante a cada ano, alcançando mais pessoas através dos pequenos projetos. É preciso que as pessoas apoiem cada vez mais esta Campanha”.

Edivagno Rios, do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), destacou que a ação solidária foi um momento bastante positivo. “Pelo fato de arrecadar recursos para apoiar outras iniciativas coletivas e que possa proporcionar a melhoria da qualidade de vida de grupos com maior vulnerabilidade social. Além do aspecto cultural do evento com música, culinaria, com a bela feijoada, o bate-papo entre amigos e amigas, e ainda o fortalecimento da articulação entre as organizacões, entidades e movimentos, sujeitos, ativistas”.

Este ano, a CPPV teve como tema: ‘Semeando boas sementes, regando a esperança – “A Paz é fruto da justiça” (Isaías 32, 17), em alusão a trajetória de 50 anos da organização.

Para realização da ação, a CESE conta com a doação de pessoas que fazem parte da Rede de Amigos e Amigas da CESE, diretoria institucional, empresas prestadoras de serviços, voluntários/as e toda equipe executiva, que trabalharam arduamente para realização deste evento, desde o planejamento, mobilização, venda de convites e atuação na data.

Gratidão a toda essa gente querida que doou recursos financeiros para despesas operacionais, produtos, serviços, brindes para sorteio e sobremesas:

Doação de embalagens, sobremesas e brindes para sorteio: José Alberto, Antônio Gabriel, Carmen Hermida, SaborAna buffet; Sorveteria Frio Gostoso, Bianca Daébs, Ester Borges, Vanyse Lobo e Hotel Sol Victoria Marina e Atacadão do Condomínio; gráficas que doaram os impressos da ação: Copyart, Raiprint, Gráfica JB LTDA; peças para redes sociais: Rodrigo Viellas; empréstimo de cadeiras e mesas de Anderson Santana; Doação de recursos financeiros para infraestrutura: ZWA Digital, STIB Soluções em Tradução, Interpretação, Transcrição; Plus Viagens; Fernandez SC LTDA contabilidade; SB Travel; Adriano Martins, Aurélio Viana, Helda Oliveira, Michelle Prazeres (Instituto Desacelera).
Igrejas e Organizações parceiras presentes na feira e que também doaram brindes para sorteio : Igreja Presbiteriana Unida /Valério Silva; Igreja Presbiteriana Unida /Itapagipe; Igreja Episcopal Anglicana do Brasil; Ação Social Arquidiocesana (ASA); Comunidade da Trindade, Rede de Mulheres Negras da Bahia, Cáritas Brasileira NE3, MPA – Movimento de Pequenos Agricultores e Movimento de Pescadores e Pescadoras da Ilha de Maré.

E ainda dá tempo de você contribuir. Doações podem ser feitas através da nossa página: CESE Doações

Confira as fotos do evento aqui:

feijoada solidária 2023 (20)

Confira a live do lançamento da campanha aqui: https://www.youtube.com/watch?v=e6v4BGZKK1U&t=25s

Faça o download da publicação aqui:

https://www.cese.org.br/wp-content/uploads/2023/09/CAMPANHA-PRIMAVERA-PARA-A-VIDA-2023.pdf