- Home
- Notícias
- O Fundo Socioambiental CASA estabelece parceria com Fundo Socioambiental CAIXA e Fundação OAK
O Fundo Socioambiental CASA estabelece parceria com Fundo Socioambiental CAIXA e Fundação OAK
11 de novembro de 2017
Após realizar com sucesso o Programa Fortalecimento de Comunidades na Busca Pela Sustentabilidade entre os anos de 2015 e 2016, um novo acordo foi firmado entre os Fundos para a realização de mais um grande programa nacional.
O Fundo Socioambiental CASA assinou o contrato para mais uma parceria com o Fundo Socioambiental CAIXA e Fundação OAK. A parceria tem como objetivo a realização de um novo programa de apoio a pequenos projetos nas principais regiões metropolitanas do Brasil e irá disponibilizar quase R$ 7 milhões em doações para projetos de até R$ 30 mil cada, formação de capacidades e fomento do trabalho em rede.
O novo programa intitulado Fortalecendo Comunidades para a Construção de Cidades Inclusivas, Resilientes e Sustentáveis possui características inovadoras, entre elas está a criação de redes locais e nacionais para a integração dos projetos e estímulo ao trabalho em rede. Entre os temas que serão abordados estão: direitos a cidades, mobilidade urbana, construção de espaços de cultura de paz, segurança alimentar, participação e controle social, entre outros.
.
O Programa irá apoiar 150 projetos em 10 regiões metropolitanas do Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória, Salvador, Recife, Belo Horizonte, Porto Alegre, Belém, São Luiz e Brasília) e a duração dos projetos será de 1 ano e meio. O lançamento do edital está previsto para o início de 2018.
Alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ONU)
O Programa que será realizado nesta parceria entre Fundo Socioambiental CASA, Fundo Socioambiental CAIXA e Fundação OAK está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, principalmente com os objetivos 11 (Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis) e 12 (Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis). Os objetivos estão na agenda de desenvolvimento sustentável da ONU e devem ser implementados por todos os países até 2030.
Sobre o Fundo Socioambiental CASA
O Fundo Socioambiental CASA é uma organização não governamental, sem fins de lucro, que financia pequenos projetos, e fortalecimento de capacidades, para iniciativas socioambientais de ONGs e grupos comunitários na América do Sul. Nossa estratégia é o apoio a muitos projetos com pequenos valores ao invés de apoiar poucos projetos com grandes valores. Estes pequenos investimentos, aliados a uma visão integrada do território, geram impactos significativos e de forma distribuída. Em nossos 11 anos de atuação apoiamos mais de 1300 projetos em 11 países da região.
Trabalhamos com uma vasta e irreplicável rede de parceiros — um verdadeiro capital social. Construída através de décadas de trabalho e acúmulos de experiências, contamos com pessoas e instituições amigas, atuantes em todo território da América do Sul, que conseguem como ninguém detectar as vulnerabilidades de cada região, assim como propor as soluções mais apropriadas.
Nosso recurso é doado diretamente para a comunidades de base beneficiadas, eliminando intermediários. Nosso objetivo é fortalecer capacidades das organizações comunitárias que trabalham em questões relacionadas à proteção ambiental, desenvolvimento de comunidades, fortalecimento institucional, energia renovável, proteção das águas, mulheres e jovens na defesa ambiental, entre outros.
VEJA O
QUE FALAM
SOBRE NÓS
A CESE foi criada no ano mais violento da Ditadura Militar, quando se institucionalizou a tortura, se intensificaram as prisões arbitrárias, os assassinatos e os desaparecimentos de presos políticos. As igrejas tiveram a coragem de se reunir e criar uma instituição que pudesse ser um testemunho vivo da fé cristã no serviço ao povo brasileiro. Fico muito feliz que a CESE chegue aos 50 anos aperfeiçoando a sua maturidade.
Ao longo desses 50 anos, fomos presenteadas pela presença da CESE em nossas comunidades. Nós somos testemunhas do quanto ela tem de companheirismo e solidariedade investidos em nossos territórios. E isso tem sido fundamental para que continuemos em luta e em defesa do nosso povo.
Celebrar os 50 anos da CESE é reconhecer uma caminhada cristã dedicada a defesa dos direitos humanos em todas as suas dimensões, comprometida com os segmentos mais vulnerabilizados da população brasileira. E valorizar cada conquista alcançada em cada luta travada na busca da justiça, do direito e da paz. Fazer parte dessa caminhada é um privilégio e motivo de grande alegria poder mais uma vez nos regozijar: “Grande coisas fez o Senhor por nós, e por isso estamos alegres!” (Salmo 126.3)
Há vários anos a CESE vem apoiando iniciativas nas comunidades quilombolas do Pará. A organização trouxe o empoderamento por meio da capacitação e formação para juventude quilombola; tem fortalecido também o empreendedorismo e agricultura familiar. Com o apoio da CESE e os cursos oferecidos na área de incidência política conseguimos realizar atividades que visibilizem o protagonismo das mulheres quilombolas. Tudo isso é muito importante para a garantia e a nossa permanência no território.
Eu preciso de recursos para fazer a luta. Somos descendentes de grupos muito criativos, africanos e indígenas. Somos na maioria compostos por mulheres. E a formação em Mobilização de Recursos promovida pela CESE acaba nos dando autonomia, se assim compartilharmos dentro do nosso território.
A luta antirracista é o grande mote das nossas ações que tem um dos principais objetivos o enfrentamento ao racismo religioso e a violência, que tem sido crescente no estado do Maranhão. Por tanto, a parceria com a CESE nos proporciona a construção de estratégias políticas e de ações em redes, nos apoia na articulação com parcerias que de fato promovam incidência nas políticas públicas, proposições institucionais de enfrentamento a esse racismo religioso que tem gerado muita violência. A CESE nos desafia na superação do racismo institucional, como o grande vetor de inviabilização e da violência contra as religiões de matrizes africanas.
Comecei a aproximação com a organização pelo interesse em aprender com fundo de pequenos projetos. Sempre tivemos na CESE uma referência importante de uma instituição que estava à frente, na vanguarda, fazendo esse tipo de apoio com os grupos, desde antes de outras iniciativas existirem. E depois tive oportunidade de participar de outras ações para discutir o cenário político e também sobre as prioridades no campo socioambiental. Sempre foi uma troca muito forte.
Há muito a celebrar e agradecer! Nestes anos todos, a CESE tem sido uma parceira importantíssima dos movimentos e organizações populares e pastorais sociais. Em muitos casos, o seu apoio foi e é decisivo para a luta, para a vitória da vida. Faz as exigências necessárias para os projetos, mas não as burocratiza nem as excede. O espírito solidário e acolhedor de seus agentes e funcionários faz a diferença. O testemunho de verdadeiro ecumenismo é uma das suas marcas mais relevantes! Parabéns a todos e todas que fazem a CESE! Vida longa!
A CESE completa 50 anos de testemunho de fé ativa no amor, faz jus ao seu nome. Desde o início, se colocou em defesa dos direitos humanos, denunciou atos de violência e de tortura, participou da discussão de grandes temas nacionais, apoiou movimentos sociais de libertação. Parabéns pela atuação profética, em prol da unidade e da cidadania. Que Deus continue a fazer da CESE uma benção para muitos.
Parabéns à CESE pela resistência, pela forte ancestralidade, pelo fortalecimento e proteção aos povos quilombolas. Onde a política pública não chega, a CESE chega para amenizar os impactos e viabilizar a permanência das pessoas, das comunidades. Que isso seja cada vez mais potente, mais presente e que a gente encontre, junto à CESE, cada vez mais motivos para resistir e esperançar.