CESE participa do Mês da Filantropia que Transforma promovido pela REDE COMUÁ
28 de agosto de 2024
Soluções Climáticas Locais é o tema de 2024

O que é?
Um movimento dedicado a debater, visibilizar e fomentar as práticas da Filantropia Comunitária e de Justiça Socioambiental e demonstrar sua contribuição para a transformação social, acesso a direitos e fortalecimento da sociedade civil e da democracia.
Qual será o foco do Mês em 2024?
Em 2024, o Mês da Filantropia que Transforma abordará soluções climáticas locais produzidas por e com movimentos, coletivos, organizações e comunidades em diversos territórios, e estratégias desenvolvidas e/ou financiadas (apoiadas) por organizações independentes doadoras para fazer com que cheguem recursos para a implementação dessas soluções, no entendimento de que a mudança climática é transversal às agendas da filantropia comunitária e de justiça socioambiental.
O objetivo da ação é dar visibilidade às estratégias desenvolvidas pelas organizações membro da Rede Comuá, parceiros e financiadores, reconhecendo que a filantropia comunitária e de justiça socioambiental tem papel fundamental na questão climática ao doar para que essas soluções locais sejam implementadas e transformem as realidades. Queremos valorizar a geração de conhecimento a partir das práticas desenvolvidas pelas comunidades nos diversos territórios e dessa forma incidir para ampliar a doação de recursos destinados para apoiar a implementação de soluções climáticas locais de base, isto é, da sociedade civil.
Quais as atividades previstas?
Neste ano, a REDE COMUÁ divulgará conhecimento, conteúdo e atividades que demonstram as práticas desenvolvidas pela filantropia comunitária e de justiça socioambiental para apoiar com recursos financeiros e/ou cocriar as soluções climáticas locais. E histórias de transformação realizada por comunidades e grupos em seus territórios a partir dessas soluções locais.
A CESE foi apoiada pela iniciativa e lançará no dia 24 de setembro, na sede da CESE, em Salvador / BA a publicação: FÉ E CLIMA CAMINHOS DE CUIDADO COM A CASA COMUM.
Acompanhe nossas redes sociais para mais informações.
Confira a programação aqui https://redecomua.org.br/mes-da-filantropia-2024/
VEJA O
QUE FALAM
SOBRE NÓS
Ao longo desses 50 anos, fomos presenteadas pela presença da CESE em nossas comunidades. Nós somos testemunhas do quanto ela tem de companheirismo e solidariedade investidos em nossos territórios. E isso tem sido fundamental para que continuemos em luta e em defesa do nosso povo.
A família CESE também faz parte do movimento indígena. Compartilhamos das mesmas dores e alegrias, mas principalmente de uma mesma missão. É por um causa que estamos aqui. Fico muito feliz de poder compartilhar dessa emoção de conhecer essa equipe. Que venham mais 50 anos, mais pessoas comprometidas com esse espírito de igualdade, amor e fraternidade.
Há muito a celebrar e agradecer! Nestes anos todos, a CESE tem sido uma parceira importantíssima dos movimentos e organizações populares e pastorais sociais. Em muitos casos, o seu apoio foi e é decisivo para a luta, para a vitória da vida. Faz as exigências necessárias para os projetos, mas não as burocratiza nem as excede. O espírito solidário e acolhedor de seus agentes e funcionários faz a diferença. O testemunho de verdadeiro ecumenismo é uma das suas marcas mais relevantes! Parabéns a todos e todas que fazem a CESE! Vida longa!
Eu acho extraordinário o trabalho da CESE, porque ela inaugurou outro tipo de ecumenismo. Não é algo que as igrejas discutem entre si, falam sobre suas doutrinas e chegam a uma convergência. A CESE faz um ecumenismo de serviço que é ecumenismo de missão, para servir aos pobres, servir seus direitos.
Minha história com a CESE poderia ser traduzida em uma palavra: COMUNHÃO! A CESE é uma Família. Repito: uma Família! Nos dois mandatos que estive como presidente da CESE pude experimentar a vivência fraterna e gostosa de uma equipe tão diversificada em saberes, experiências de fé, histórias de vida, e tão unida pela harmonia criada pelo Espírito de Deus e pelo único desejo de SERVIR aos mais pobres e vulneráveis na conquista e defesa dos seus direitos fundamentais. Louvado seja Deus pelos 50 anos de COMUNHÃO e SERVIÇO da CESE! Gratidão por tudo e para sempre!
Eu preciso de recursos para fazer a luta. Somos descendentes de grupos muito criativos, africanos e indígenas. Somos na maioria compostos por mulheres. E a formação em Mobilização de Recursos promovida pela CESE acaba nos dando autonomia, se assim compartilharmos dentro do nosso território.
A CESE é a marca do ecumenismo na defesa de direitos. É serviço aos movimentos populares nas lutas por justiça. Parabéns à Diretoria e equipe da CESE pela persistência e compromisso, sempre renovado nesses cinquenta anos, de preservação da memória histórica na defesa da democracia em nosso país.
Quero muito agradecer pela parceria, pelo seu histórico de luta com os povos indígenas. Durante todo o tempo que fui coordenadora executiva da APIB e representante da COIAB e da Amazônia brasileira, nós tivemos o apoio da CESE para realizar nossas manifestações, nosso Acampamento Terra Livre, para as assembleias locais e regionais. Tudo isso foi muito importante para fortalecer o nosso protagonismo e movimento indígena do Brasil. Deixo meus parabéns pelos 50 anos e seguimos em luta.
A relação de cooperação entre a CESE e Movimento Pesqueiro é de longa data. O apoio político e financeiro torna possível chegarmos em várias comunidades pesqueiras no Brasil para que a gente se articule, faça formação política e nos organize enquanto movimento popular. Temos uma parceria de diálogos construtivos, compreensível, e queremos cada vez mais que a CESE caminhe junto conosco.
A relação de cooperação entre a CESE e Movimento Pesqueiro é de longa data. O apoio político e financeiro torna possível chegarmos em várias comunidades pesqueiras no Brasil para que a gente se articule, faça formação política e nos organize enquanto movimento popular. Temos uma parceria de diálogos construtivos, compreensível, e queremos cada vez mais que a CESE caminhe junto conosco.