Ato político em Memória ao Massacre de Pau d’Arco marcará um ano da chacina
23 de maio de 2018

O crime de Estado que chocou o país e resultou na chacina de 10 camponeses do Sul do Pará completará um ano no dia 24 de maio.
Exigindo justiça e prestando justa homenagem aos bravos camponeses tombados na luta, familiares dos camponeses assassinados juntamente com organizações camponesas e apoiadoras da luta pela terra promoverão uma série de eventos e atos políticos nos dias 24, 25 e 27/05.
Além dos familiares, tomarão parte na organização do evento: a associação da ocupação Jane Júlia, a Liga dos Camponeses Pobres (LCP), Comissão Pastoral da Terra (CPT) e Dicocese de Conceição do Araguaia.
O ato contará com o apoio da CESE, Terra de Direitos, Comitê Brasileiro de Defensores/as dos Direitos Humanos, Justiça Global, SPDDH, FETAGRI- sul, CAFOD e MHud.
Programação:
– 24/05, quinta feira, Redenção e Pau D’Arco:
- 07:00 – Visita e Oração Ecumênica no Cemitério Parque da Paz de Redenção;
- 15:00 – Visita e Oração Ecumênica no Cemitério de Pau D’Arco;
- 19:30 – Missa na Igreja Nossa Senhora das Graças, Entroncamento – Redenção
– 26/05, sábado, Clube do Sindicato dos Trabalhadores/as no Comércio -SINTRACOMRRE – Redenção:
- 15:00 – Debate público sobre “Violência no campo e os desdobramentos do Massacre de Pau D’arco”;
Lançamentos: Vídeo documentário sobre o Massacre de Pau D’Arco e do livro de Frei Henri, “Apaixonado por Justiça”.
– 27/05, domingo, Acampamento “Jane Júlia”, área da Fazenda Santa Lúcia, Pau D’arco:
- 09:00 – Caminhada, fazendo o percurso feito pelas vítimas, do Acampamento, até o local onde foram assassinadas;
- 11:00 – Ato Ecumênico e Ato Político pela Reforma Agrária e pelo fim da violência no campo;
- 12:30 – Almoço comunitário.
Massacre de Pau D’arco, Nunca mais! Justiça já!
Organização: Familiares das vítimas, Associação da Ocupação “Jane Júlia”, Comissão Pastoral da Terra, Liga dos Camponeses Pobres e Diocese de Conceição do Araguaia.
Apoio: Justiça Global, Terra de Direitos, SPDDH, Comitê Brasileiro de Defensores/as de Direitos Humanos, MHuD, FETAGRI – Sul, CESE, CAFOD
Informações complementares:
- O Acampamento Jane Júlia – Fazenda Santa Lúcia, está localizado a 27 km da cidade de Pau D’arco. Saindo do asfalto, a partir da entrada nas vicinais, as mesmas serão sinalizadas, em direção ao Acampamento.
- Endereço Clube do SINTRACOMRRE: Rua Tocantins, s/n, setor São José– Redenção, próximo do Clube da PM, saída do Rio Pau D’Arquinho.
Solicitamos: 1- A contribuição de cada participante da caminhada, para que traga garrafas com água para beber. 2- Aos acampados/as e lavradores/as da vizinhança, para que tragam pratos e colheres para o almoço.
– Informações, confirmações: CPT: rosejaneiro@gmail.com (094 99159 – 1819) – cptxgapa@terra.com.br (094 99132 – 0087/ 99293 – 3918) – geuza_morgado@yahoo.com.br (94 99136 – 1143)
VEJA O
QUE FALAM
SOBRE NÓS
Somos herdeiras do legado histórico de uma organização que há 50 anos dá testemunho de uma fé comprometida com o ecumenismo e a diaconia profética. Levar adiante esta missão é compromisso que assumimos com muita responsabilidade e consciência, pois vivemos em um país onde o mutirão pela justiça, pela paz e integridade da criação ainda é uma tarefa a se realizar.
Comecei a aproximação com a organização pelo interesse em aprender com fundo de pequenos projetos. Sempre tivemos na CESE uma referência importante de uma instituição que estava à frente, na vanguarda, fazendo esse tipo de apoio com os grupos, desde antes de outras iniciativas existirem. E depois tive oportunidade de participar de outras ações para discutir o cenário político e também sobre as prioridades no campo socioambiental. Sempre foi uma troca muito forte.
Conheço a CESE desde 1990, através da Federação de Órgãos para Assistência Social (FASE) no apoio a grupos de juventude e de mulheres. Nesse sentido, foi uma organização absolutamente importante. E hoje, na função de diretor do Programa País da Heks no Brasil, poder apoiar os projetos da CESE é uma satisfação muito grande e um investimento que tenho certeza que é um dos melhores.
A relação de cooperação entre a CESE e Movimento Pesqueiro é de longa data. O apoio político e financeiro torna possível chegarmos em várias comunidades pesqueiras no Brasil para que a gente se articule, faça formação política e nos organize enquanto movimento popular. Temos uma parceria de diálogos construtivos, compreensível, e queremos cada vez mais que a CESE caminhe junto conosco.
Minha história com a CESE poderia ser traduzida em uma palavra: COMUNHÃO! A CESE é uma Família. Repito: uma Família! Nos dois mandatos que estive como presidente da CESE pude experimentar a vivência fraterna e gostosa de uma equipe tão diversificada em saberes, experiências de fé, histórias de vida, e tão unida pela harmonia criada pelo Espírito de Deus e pelo único desejo de SERVIR aos mais pobres e vulneráveis na conquista e defesa dos seus direitos fundamentais. Louvado seja Deus pelos 50 anos de COMUNHÃO e SERVIÇO da CESE! Gratidão por tudo e para sempre!
Eu preciso de recursos para fazer a luta. Somos descendentes de grupos muito criativos, africanos e indígenas. Somos na maioria compostos por mulheres. E a formação em Mobilização de Recursos promovida pela CESE acaba nos dando autonomia, se assim compartilharmos dentro do nosso território.
Há vários anos a CESE vem apoiando iniciativas nas comunidades quilombolas do Pará. A organização trouxe o empoderamento por meio da capacitação e formação para juventude quilombola; tem fortalecido também o empreendedorismo e agricultura familiar. Com o apoio da CESE e os cursos oferecidos na área de incidência política conseguimos realizar atividades que visibilizem o protagonismo das mulheres quilombolas. Tudo isso é muito importante para a garantia e a nossa permanência no território.
Viva os 50 anos da CESE. Viva o ecumenismo que a organização traz para frente e esse diálogo intereclesial. É um momento muito especial porque a CESE defende direitos e traz o sujeito para maior visibilidade.
Há muito a celebrar e agradecer! Nestes anos todos, a CESE tem sido uma parceira importantíssima dos movimentos e organizações populares e pastorais sociais. Em muitos casos, o seu apoio foi e é decisivo para a luta, para a vitória da vida. Faz as exigências necessárias para os projetos, mas não as burocratiza nem as excede. O espírito solidário e acolhedor de seus agentes e funcionários faz a diferença. O testemunho de verdadeiro ecumenismo é uma das suas marcas mais relevantes! Parabéns a todos e todas que fazem a CESE! Vida longa!
Quero muito agradecer pela parceria, pelo seu histórico de luta com os povos indígenas. Durante todo o tempo que fui coordenadora executiva da APIB e representante da COIAB e da Amazônia brasileira, nós tivemos o apoio da CESE para realizar nossas manifestações, nosso Acampamento Terra Livre, para as assembleias locais e regionais. Tudo isso foi muito importante para fortalecer o nosso protagonismo e movimento indígena do Brasil. Deixo meus parabéns pelos 50 anos e seguimos em luta.