Notícias
50 ANOS DA CESE Diálogo e articulação com movimentos sociais

Após quatro anos, CESE realiza 8ª edição de encontro com movimentos sociais de todo Brasil

13 de março de 2023

Abrindo oficialmente as atividades comemorativas pelos seus 50 anos, a Coordenadoria Ecumênica de Serviço realiza entre os dias 13 e 14 de março o VIII Encontro CESE e Movimentos Sociais. Iniciativa tradicional da organização, o momento é uma de suas principais estratégias para se manter atenta e alinhada à luta popular. Em seguida, no dia 15, será realizado o encontro entre a instituição, Processo de Diálogo e Articulação (PAD) e agências parceiras.

O encontro com movimentos acontece desde 2005. Reunindo em Salvador várias lideranças de diferentes movimentos do Brasil, sua proposta é de promover um caloroso momento de reflexões, análises de conjuntura, trocas de afetos, saberes e muita escuta. Os diálogos contam também com a participação de representantes das agências internacionais parceiras da CESE.

Este ano, o evento recebe representações de movimentos do campo, urbanos, indígenas, negro, de luta contra a mineração, de mulheres, ecumênicos e inter-religiosos, de atingidos/as por barragens, de povos e comunidades tradicionais, de juventude, agroecológicos, de direitos humanos, LGBTQIAP+ e do Cerrado.

O VIII Encontro CESE e Movimentos Sociais marca também o retorno da atividade, que foi realizado pela última vez em 2019, ano que marcou o início de um período de criminalização dos movimentos por parte da extrema direita. Normalmente realizado a cada dois anos, o evento vinha sendo adiado desde 2021 por conta do distanciamento social que se fez necessário durante a pandemia de covid-19.

Para o coordenador de Projetos e Formação da CESE, Dimas Galvão, este encontro é um espaço privilegiado de diálogo, de escuta e de reflexão.  “Será um momento para refletir sobre as estratégias dos movimentos populares para a defesa de direitos na atual conjuntura e como a organização pode continuar dando sua contribuição”, afirma.

“Consideramos a edição de 2023 especialmente importante porque, no novo cenário político e social que emergiu depois do processo eleitoral de 2022 – mas que foi se desenhando no período anterior – nos instigam a uma renovada reflexão sobre o papel dos movimentos nesse contexto. Além disso, coincidirá com os 50 anos de fundação da CESE e será uma oportunidade para celebrarmos e renovarmos nosso compromisso com a causa dos direitos humanos em companhia de nossos/as parceiros/as políticos/as”, explica.

Diálogo e articulação histórica com movimentos sociais

A CESE sempre estabeleceu diálogos bilaterais com alguns segmentos de movimentos considerados estratégicos – como MST, MAB, MPA, Fórum Nacional da Reforma Urbana (FNRU), Fórum Nacional da Reforma Agrária (FNRA), organizações indígenas, Fórum Nacional de Segurança e Soberania Alimentar e Nutricional – a fim de compreender o contexto de atuação de cada segmento e discutir prioridades para apoio de acordo com a leitura de realidade oriunda das próprias organizações e movimentos.

A CESE é, frequentemente, convidada a participar em alguns espaços estratégicos dos movimentos sociais, como fóruns, redes e articulações por eles protagonizadas, nos quais são discutidas as estratégias de ação desses segmentos.

Na experiência dos Encontros CESE e Movimentos Sociais, são convidadas representações dos principais segmentos em atuação no país para realizar uma leitura conjunta da conjuntura do país e as diversas estratégias de intervenção dos segmentos. Esses encontros tiveram início em 2005 e, a partir de 2007, passaram a ser realizados logo após o Encontro CESE e Agências, diante do interesse destas em também ouvir as organizações e movimentos populares.

Compartilhar
Depoimentos

VEJA O
QUE FALAM SOBRE NÓS

DOE PARA UM
PROJETO

Faça uma doação