CESE realiza exposição em comemoração aos seus 50 anos
15 de junho de 2023
A exposição ‘Memória de uma caminhada em defesa dos direitos humanos’ foi inaugurada na noite desta quarta-feira (14), no prédio da Ação Social Arquidiocesana. O momento contou com a presença de parceiros e parceiras históricas da organização. Parte da programação celebrativa dos 50 anos da CESE, a mostra poderá ser visitada 15 a 21 de junho, das 9h às 12h, e das 14h às 17h. A entrada é gratuita.


Com a curadoria do ator, diretor, músico, artista visual e diretor de produção, Fernando Marinho, a exposição reúne fotos, vídeos e objetos que marcaram a história de luta da CESE em cinco décadas.
Nela estão expostos documentos e imagens históricas, registros da atuação de grupos e movimentos parceiros, além de símbolos das causas apoiadas, prêmios e presentes recebidos, buscando ilustrar que a parceria da CESE com o movimento popular no Brasil é fundamentada em sua missão institucional de colaborar para a construção da democracia com justiça, e vai além dos recursos financeiros.


Veja mais fotos da exposição ‘Memória de uma caminha em defesa dos direitos humanos’ aqui.
A exposição também conta com exibição do vídeo memória “Efeito Semente”. Por meio de depoimentos de parceiros e pessoas que fizeram e fazem parte da história da CESE, o vídeo revisita momentos marcantes da trajetória da organização e está disponível no canal do YouTube da CESE. O roteiro é assinado por Carolina Gomes e a direção por Kau Rocha, ambos jornalistas.
SERVIÇO: Exposição: ” Memória de uma caminhada em defesa dos direitos humanos”
ONDE: ASA – Ação Social Arquidiocesana
Av. Leovigildo Figueiras, 270 – Antigo Colégio Dorotéas – Garcia
QUANDO: De 15 a 21 de junho
Das 9h às 12h e das 14h às 17h
VEJA O
QUE FALAM
SOBRE NÓS
Quero muito agradecer pela parceria, pelo seu histórico de luta com os povos indígenas. Durante todo o tempo que fui coordenadora executiva da APIB e representante da COIAB e da Amazônia brasileira, nós tivemos o apoio da CESE para realizar nossas manifestações, nosso Acampamento Terra Livre, para as assembleias locais e regionais. Tudo isso foi muito importante para fortalecer o nosso protagonismo e movimento indígena do Brasil. Deixo meus parabéns pelos 50 anos e seguimos em luta.
A CESE não está com a gente só subsidiando, mas estimulando e fortalecendo. São cinquenta anos possibilitando que as ditas minorias gritem; intervindo realmente para que a gente transforme esse país em um lugar mais igualitário e fraterno, em que a gente possa viver como nos quilombos: comunidades circulares, que cabe todo mundo, respirando liberdade e esperança. Parabéns, CESE. Axé e luz para nós!
Minha história com a CESE poderia ser traduzida em uma palavra: COMUNHÃO! A CESE é uma Família. Repito: uma Família! Nos dois mandatos que estive como presidente da CESE pude experimentar a vivência fraterna e gostosa de uma equipe tão diversificada em saberes, experiências de fé, histórias de vida, e tão unida pela harmonia criada pelo Espírito de Deus e pelo único desejo de SERVIR aos mais pobres e vulneráveis na conquista e defesa dos seus direitos fundamentais. Louvado seja Deus pelos 50 anos de COMUNHÃO e SERVIÇO da CESE! Gratidão por tudo e para sempre!
A relação de cooperação entre a CESE e Movimento Pesqueiro é de longa data. O apoio político e financeiro torna possível chegarmos em várias comunidades pesqueiras no Brasil para que a gente se articule, faça formação política e nos organize enquanto movimento popular. Temos uma parceria de diálogos construtivos, compreensível, e queremos cada vez mais que a CESE caminhe junto conosco.
Comecei a aproximação com a organização pelo interesse em aprender com fundo de pequenos projetos. Sempre tivemos na CESE uma referência importante de uma instituição que estava à frente, na vanguarda, fazendo esse tipo de apoio com os grupos, desde antes de outras iniciativas existirem. E depois tive oportunidade de participar de outras ações para discutir o cenário político e também sobre as prioridades no campo socioambiental. Sempre foi uma troca muito forte.
Celebrar os 50 anos da CESE é reconhecer uma caminhada cristã dedicada a defesa dos direitos humanos em todas as suas dimensões, comprometida com os segmentos mais vulnerabilizados da população brasileira. E valorizar cada conquista alcançada em cada luta travada na busca da justiça, do direito e da paz. Fazer parte dessa caminhada é um privilégio e motivo de grande alegria poder mais uma vez nos regozijar: “Grande coisas fez o Senhor por nós, e por isso estamos alegres!” (Salmo 126.3)
Nós, do SOS Corpo, mantemos com a CESE uma parceria de longa data. Temos objetivos muito próximos, queremos fortalecer os movimentos sociais porque acreditamos que eles são sujeitos políticos de transformação. Seguiremos juntas. Um grande salve aos 50 anos. Longa vida à CESE
A CESE é a marca do ecumenismo na defesa de direitos. É serviço aos movimentos populares nas lutas por justiça. Parabéns à Diretoria e equipe da CESE pela persistência e compromisso, sempre renovado nesses cinquenta anos, de preservação da memória histórica na defesa da democracia em nosso país.
Somos herdeiras do legado histórico de uma organização que há 50 anos dá testemunho de uma fé comprometida com o ecumenismo e a diaconia profética. Levar adiante esta missão é compromisso que assumimos com muita responsabilidade e consciência, pois vivemos em um país onde o mutirão pela justiça, pela paz e integridade da criação ainda é uma tarefa a se realizar.
Conheço a CESE desde 1990, através da Federação de Órgãos para Assistência Social (FASE) no apoio a grupos de juventude e de mulheres. Nesse sentido, foi uma organização absolutamente importante. E hoje, na função de diretor do Programa País da Heks no Brasil, poder apoiar os projetos da CESE é uma satisfação muito grande e um investimento que tenho certeza que é um dos melhores.