Bote Fé no Voto: lançada campanha contra desinformação nas eleições

Tendo em vista a chegada das eleições municipais, a CESE, em parceria com o Coletivo Bereia, o CEBI – Centro de Estudos Bíblicos e o CONIC –  Conselho Nacional de Igrejas Cristãs, lançam, nesta quarta-feira (21), a campanha “Bote fé no Voto! Votar é um direito!”. Uma iniciativa de combate à desinformação nas igrejas, durante a caminhada até a escolha de prefeitos/as e vereadores/as que governarão os municípios brasileiros nos próximos quatro anos.

Esta já é a segunda campanha de combate à desinformação nas eleições promovida por uma parceria CESE, Bereia, CEBI e CONIC. Ao longo das eleições presidenciais de 2022, as quatro organizações se reuniram para trazer dicas de como identificar notícias falsas e também denunciar aquelas que já vinham sendo amplamente difundidas. No ano de 2024, o CEBI se soma a iniciativa.

Desta vez, ao longo das 7 semanas em que candidatos/as estarão em campanha para as eleições municipais em 2024, a campanha “Bote fé no Voto! Votar é um direito!” trará 7 reflexões e dicas sobre como fazer valer o nosso voto para além da urna. 

O voto além da urna!

Ano de eleições, hora de lembrar que o voto e a participação cidadã são pilares da democracia. O voto não pode ser visto só como uma obrigação! Votar é um direito e uma das principais ferramentas para que as pessoas influenciem decisões políticas e escolham seus/as representantes.

A participação cidadã vai além do ato de votar. Envolve engajamento em debates públicos, participação em conselhos comunitários, organizações populares e movimentos sociais, e a fiscalização das ações dos/as governantes eleitos/as.

A participação ativa entre os períodos eleitorais é essencial para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Permitir que as vozes de diferentes grupos sejam ouvidas e consideradas nas decisões políticas é responsabilidade de cada eleitor/a.

Além disso, a participação cidadã fortalece a democracia ao promover a transparência e a responsabilidade dos/as governantes. Cidadãos/as envolvidos/as e informados/as são mais capazes de exigir melhores políticas públicas e uma democracia real para todas as pessoas. 

Fique com a gente!

Aproveite e saiba mais sobre o papel do/a eleitor/a: https://institutoaurora.org/papel-do-eleitor/ 

Acompanhe as redes da @cesedireitos, @cebi_nacional, @coletivobereia e @conicbrasil !

Bote fé no voto: quem faz a campanha

Há 50 anos, a CESE atua na promoção, defesa e garantia de direitos em todo o país. É uma organização ecumênica composta por seis igrejas cristãs, fundada em 1973 para ser uma expressão do compromisso ecumênico em defesa dos direitos humanos. 

O Coletivo Bereia é uma iniciativa jornalística sem fins lucrativos voltada para o combate à desinformação em ambientes digitais religiosos. A iniciativa tem como foco o segmento evangélico, no qual a circulação de desinformação é prevalente.

O CONIC nasceu no ano de 1982, em Porto Alegre (RS), e mantém entre os seus objetivos a promoção das relações ecumênicas entre as igrejas e o fortalecimento do testemunho conjunto das igrejas-membro na defesa dos Direitos Humanos.

O CEBI é uma organização ecumênica que reconhece e pratica um método de ler e interpretar a Bíblia, a partir da realidade e em defesa da vida.

Campanha "Bote fé no voto! Votar é um direito"