- Home
- Notícias
- CESE lança podcast para fortalecer movimentos populares na área de mobilização de recursos
CESE lança podcast para fortalecer movimentos populares na área de mobilização de recursos
30 de março de 2022
O Programa Mobilizar Recursos para Fortalecer a Luta terá cinco episódios, disponíveis semanalmente no canal do Youtube da CESE

Na próxima terça-feira, 05 de abril, a CESE realiza, no canal do Youtube da organização, o lançamento do podcast “Programa Mobilizar Recursos para Fortalecer a Luta”, direcionado para coletivos, movimentos sociais, organizações ecumênicas e populares. No formato de programa de rádio e composto por cinco episódios, os arquivos de multimídia trarão informações e conteúdos pedagógicos sobre a importância da sustentabilidade, do relacionamento com possíveis doadores/as, da comunicação e do planejamento para a mobilização de recursos.
A CESE realiza essa iniciativa de forma mais leve e dinâmica com o intuito de colaborar com o fortalecimento e as condições de sustentabilidade de grupos, dessa vez através de bate papos, dicas e ferramentas de apoio, buscando responder às necessidades de formação junto aos movimentos populares frente à conjuntura atual de cerceamento de direitos e escassez de recursos.
“A CESE procura não só estar sintonizada com as discussões e novas pautas políticas em cada conjuntura, mas também inovar nas formas de comunicar e se aproximar de seus públicos. A demanda por conteúdo em áudio tem crescido significativamente. Esse formato nos permite ter acesso à informação de acordo com nossa disponibilidade de tempo, e ainda realizar outras atividades. Será um espaço de múltiplos aprendizados”, afirma Dimas Galvão, coordenador de Projetos e Formação da CESE.
Semanalmente, os/as ouvintes terão acesso a temas que ajudarão na compreensão da importância de realizar ações de mobilização de recursos de forma mais estratégica e planejada. A iniciativa é realizada em parceria com o Programa Virando o Jogo, que tem como um dos seus objetivos fortalecer as capacidades das organizações e movimentos sociais nesta área.
Sobre o Programa Virando o Jogo
O Virando o Jogo oferece cursos online e presenciais nas áreas de mobilização de recursos locais e incidência política em vários países do mundo. O objetivo da plataforma é capacitar grupos populares e organizações da sociedade civil para ações de defesa de direitos e transformação social. No Brasil, ele é implementado pela CESE.
Foi desenvolvido com base em um trabalho apoiado de 2007 a 2015 pela fundação holandesa Wilde Ganzen, em que foram formadas, em modalidade presencial, mais de 900 organizações do Brasil, Índia, Quênia e África do Sul. Atualmente a iniciativa também é desenvolvida em Mali, Burkina Faso, Gana, Benin, Uganda, Tanzânia, Quênia e Etiópia (continente africano); Nepal, Bangladesh e Sri Lanka (Ásia).
Para ampliar o seu alcance, o Programa disponibiliza cursos, gratuitamente, por meio do Portal Virando o Jogo.
Os cursos online estão disponíveis no Portal www.virandoojogo.org.br e podem ser oferecidos presencialmente, adaptados ao perfil dos grupos participantes. Entre em contato com a gente!
Serviço
Lançamento do Programa Mobilizar Recursos para Fortalecer a Luta
Quando: 05 de abril de 2022
Onde: Canal do Youtube da CESE
VEJA O
QUE FALAM
SOBRE NÓS
Ao longo desses 50 anos, fomos presenteadas pela presença da CESE em nossas comunidades. Nós somos testemunhas do quanto ela tem de companheirismo e solidariedade investidos em nossos territórios. E isso tem sido fundamental para que continuemos em luta e em defesa do nosso povo.
Comecei a aproximação com a organização pelo interesse em aprender com fundo de pequenos projetos. Sempre tivemos na CESE uma referência importante de uma instituição que estava à frente, na vanguarda, fazendo esse tipo de apoio com os grupos, desde antes de outras iniciativas existirem. E depois tive oportunidade de participar de outras ações para discutir o cenário político e também sobre as prioridades no campo socioambiental. Sempre foi uma troca muito forte.
A CESE é a marca do ecumenismo na defesa de direitos. É serviço aos movimentos populares nas lutas por justiça. Parabéns à Diretoria e equipe da CESE pela persistência e compromisso, sempre renovado nesses cinquenta anos, de preservação da memória histórica na defesa da democracia em nosso país.
Quero muito agradecer pela parceria, pelo seu histórico de luta com os povos indígenas. Durante todo o tempo que fui coordenadora executiva da APIB e representante da COIAB e da Amazônia brasileira, nós tivemos o apoio da CESE para realizar nossas manifestações, nosso Acampamento Terra Livre, para as assembleias locais e regionais. Tudo isso foi muito importante para fortalecer o nosso protagonismo e movimento indígena do Brasil. Deixo meus parabéns pelos 50 anos e seguimos em luta.
A luta antirracista é o grande mote das nossas ações que tem um dos principais objetivos o enfrentamento ao racismo religioso e a violência, que tem sido crescente no estado do Maranhão. Por tanto, a parceria com a CESE nos proporciona a construção de estratégias políticas e de ações em redes, nos apoia na articulação com parcerias que de fato promovam incidência nas políticas públicas, proposições institucionais de enfrentamento a esse racismo religioso que tem gerado muita violência. A CESE nos desafia na superação do racismo institucional, como o grande vetor de inviabilização e da violência contra as religiões de matrizes africanas.
Eu preciso de recursos para fazer a luta. Somos descendentes de grupos muito criativos, africanos e indígenas. Somos na maioria compostos por mulheres. E a formação em Mobilização de Recursos promovida pela CESE acaba nos dando autonomia, se assim compartilharmos dentro do nosso território.
A CESE não está com a gente só subsidiando, mas estimulando e fortalecendo. São cinquenta anos possibilitando que as ditas minorias gritem; intervindo realmente para que a gente transforme esse país em um lugar mais igualitário e fraterno, em que a gente possa viver como nos quilombos: comunidades circulares, que cabe todo mundo, respirando liberdade e esperança. Parabéns, CESE. Axé e luz para nós!
A relação de cooperação entre a CESE e Movimento Pesqueiro é de longa data. O apoio político e financeiro torna possível chegarmos em várias comunidades pesqueiras no Brasil para que a gente se articule, faça formação política e nos organize enquanto movimento popular. Temos uma parceria de diálogos construtivos, compreensível, e queremos cada vez mais que a CESE caminhe junto conosco.
Parabéns à CESE pela resistência, pela forte ancestralidade, pelo fortalecimento e proteção aos povos quilombolas. Onde a política pública não chega, a CESE chega para amenizar os impactos e viabilizar a permanência das pessoas, das comunidades. Que isso seja cada vez mais potente, mais presente e que a gente encontre, junto à CESE, cada vez mais motivos para resistir e esperançar.
A família CESE também faz parte do movimento indígena. Compartilhamos das mesmas dores e alegrias, mas principalmente de uma mesma missão. É por um causa que estamos aqui. Fico muito feliz de poder compartilhar dessa emoção de conhecer essa equipe. Que venham mais 50 anos, mais pessoas comprometidas com esse espírito de igualdade, amor e fraternidade.