Notícias
Planejamento, Monitoramento e Avaliação

Antes do Silêncio do Recesso: A CESE Escuta, Avalia e Renova

12 de dezembro de 2025

A CESE reuniu, no dia 11 de dezembro, a Diretoria Institucional e a equipe executiva na sede da Igreja Luterana em Salvador. O encontro foi dedicado à avaliação do trabalho desenvolvido em 2025, com atenção aos desafios enfrentados e às potencialidades que se revelaram ao longo do ano. Esse momento de análise, que encerra simbolicamente o ciclo anual da organização, antecede o recesso natalino — que em 2025 começa em 19 de dezembro e segue até 25 de janeiro. A proposta da reunião é avaliar os processos para fortalecer a sustentabilidade institucional e garantir a continuidade do apoio aos projetos e ações em 2026.

A atividade começou com uma intervenção mística conduzida pela diretora executiva, Sônia Mota. A partir da analogia dos quatro elementos, ela convidou a equipe a refletir sobre os vários campos de atuação da CESE e sobre a necessidade permanente de cuidar da casa comum, tema que acompanha a ação política da organização.

Na sequência, os setores iniciaram as apresentações, trazendo os resultados de suas análises do trabalho realizado ao longo do ano. A conjuntura foi um norte nas discussões, especialmente no que diz respeito à justiça climática. Esse tema ganhou força com a participação da CESE na COP 30 em Belém do Pará, em espaços como o Tapiri Inter-Religioso e Ecumênico que ocorreu no contexto da Cúpula dos Povos. A Primeira Secretária, Gilvaneide dos Santos, lembrou que o debate sobre justiça climática “ se mostra pauta cada vez mais permanente do trabalho da instituição e não se limita aos grandes eventos”.

Outro assunto bastante trazido foi o aumento dos casos de feminicídio no país. A CESE tem entre seus públicos prioritários as mulheres das áreas urbanas e rurais e o tema é central na atuação da organização. A Segunda Tesoureira, presbítera Eleni Rangel, fez uma reflexão importante ao afirmar que o avanço da institucionalização de políticas de enfrentamento parece vir acompanhado de um recrudescimento da violência, o que exige atenção redobrada. O bispo João Peixoto Filho, Primeiro Tesoureiro, reforçou que os homens também precisam se comprometer com essa luta.

A conjuntura internacional foi discutida especialmente no que diz respeito ao avanço da extrema direita em vários países. Sônia Mota destacou, a partir desse cenário,  a necessidade de a CESE seguir articulada com meios de comunicação alternativos e comprometidos com as lutas populares. Assim a OSC pode ampliar vozes e pautas que raramente encontram espaço na mídia tradicional. A morte do Papa Francisco e a aprovação do Marco Temporal no Congresso Nacional foram destacados pelo Segundo Secretário, padre Marcus Guimarães Para ele, ambos tiveram impacto profundo para comunidades tradicionais, igrejas e movimentos sociais.

Renovação de compromissos

Ao longo da reunião, os setores de Projetos e Formação, Comunicação, Secretaria e Administrativo-Financeiro apresentaram seus destaques. O ano foi marcado pela realização de grandes eventos e campanhas. O Show Música e Direitos Humanos, com a Orquestra Afrosinfônica e participação de Marisa Monte, reuniu mais de cinco mil pessoas na Concha Acústica e reforçou a mobilização de recursos para o apoio a projetos. As campanhas Primavera para a Vida e Nada sobre o Clima sem as Mulheres Negras também tiveram destaque. Outro momento importante foi a participação da equipe de mulheres negras da CESE na Marcha das Mulheres Negras, que levou mais de 300 mil pessoas a Brasília. 

Em homenagem ao trabalho da equipe, a assessora de projetos e formação Lucyvanda Moura, declamou um poema em cordel de autoria própria:

chega o final do ano
hora de avaliar
o que não foi muito bom
e o que há a celebrar
avanços e coisas novas
desafios, algumas provas
e sugestões apontar

a equipe se prepara
para então compartilhar
várias formas criativas
usa para ilustrar
tudo aquilo que foi feito
mesmo que tenha defeito
a hora é de mostrar

tem discussão por setor
por estratégia também
um mergulho no fazer
de hoje e para além
mostrar não só para a gente
diretoria presente
se envolvendo também

é gratificante ver
tudo o quanto foi feito
tudo muito grandioso
mesmo não sendo prefeito
a equipe está cansada
mas muito realizada
ano de muito proveito

é bonito ouvir também
todo reconhecimento
a diretoria vibra
com o nosso rendimento
faz elogio profundo
que toca a todo mundo
aflora o sentimento

“força da natureza”
é isso que vocês são
equipe comprometida
trabalha com coração
é como uma família
que segue na mesma trilha
compartilha o mesmo chão

“atalaias dos quilombos”
que lá no alto ficavam
observando o cenário
perigos que aproximavam
assim a equipe é vista
contribui para a conquista
das lutas que grupos travam

“são também como as parteiras”
que não seguiram o mando
e com sua rebeldia
crianças foram salvando
nessa luta por direitos

e contra os preconceitos
com coragem vai lutando

Mudanças e parcerias

Um ponto comum entre todos os setores foi a importância do trabalho integrado para dar conta dos grandes eventos, sem perder de vista o compromisso permanente com o Programa de Pequenos Projetos, principal eixo de atuação da CESE. Em 2025, a organização também avançou em projetos de maior porte, como o Dabucury, que apoia a PNGATI na Amazônia Legal, com recursos do BNDES. Também o Otun, voltado à regularização fundiária quilombola. Esses projetos trouxeram desafios logísticos e operacionais, mas também ampliaram articulações com redes e financiadores no Brasil e no exterior.

Pe. Marcus reforçou ainda a importância do diálogo permanente com as igrejas que compõem a CESE. Neste ano, a diretoria executiva esteve reunida pessoalmente com a presidência da Igreja Luterana e da CNBB, fortalecendo a presença ecumênica da instituição. Ele ressaltou que manter o diálogo contínuo e a escuta ativa é essencial para a caminhada conjunta.

O encontro foi encerrado com a fala de Anita Wright, presidenta da CESE. Na capela da Igreja Luterana, ela convidou o grupo a um momento de reflexão e relembrou a importância da união, trazendo um poema de Thiago de Mello, “Estatuto do Homem”, escrito durante a ditadura militar e que reflete o espírito do trabalho político da organização. Confira um trecho da fala:

A CESE segue para 2026 com o compromisso renovado de fortalecer os movimentos sociais, ampliar o apoio aos projetos e manter sua missão ecumênica em defesa dos direitos humanos e da democracia.

Compartilhar
Notícias

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Depoimentos

VEJA O
QUE FALAM SOBRE NÓS

DOE PARA UM
PROJETO

Faça uma doação