Notícias
Notas e Pronunciamentos

Nota pública da Plataforma dos Movimentos Sociais por outro sistema político

03 de janeiro de 2026

EM DEFESA DA SOBERANIA DOS POVOS DA AMÉRICA LATINA E CARIBE E CONTRA A INGERÊNCIA DOS EUA NA VENEZUELA

Neste momento, conclamamos a todos os movimentos e organizações verdadeiramente comprometidos com a democracia, que se unam em solidariedade e defesa da soberania dos povos latino-americanos.
A Plataforma dos Movimentos Sociais por Outro Sistema Político vem a público manifestar seu mais enérgico repúdio e absoluta reprovação contra os ataques ao povo venezuelano e diante do sequestro do Presidente Nicolás Maduro e da Primeira-dama Cilia Flores no dia 3 de janeiro de 2026, promovidos pelo grupo de extrema-direita que assumiu o Governo dos Estados Unidos nas últimas eleições.
Mais uma vez, nossa região sofre as consequências de uma política externa agressiva, arbitrária e intervencionista, que, sob pretextos exploratórios, desumanizadores e falseada intenção de combate ao narcotráfico, busca subjugar nações soberanas aos seus interesses econômicos e imperialistas.
Consideramos que os ataques aéreos e a ofensiva armada dos EUA na República Bolivariana de Venezuela são uma nova escalada imperialista e de inaceitável ataque à paz mundial, atualmente tão fragilizada devido, em grande medida, a outros episódios e intervenções norte-americanas pelo mundo afora. É evidente que a motivação central por trás desta escalada bélica na Venezuela está diretamente relacionada ao controle e acesso ilegítimo das vastas reservas de petróleo e minerais em solo venezuelano, recursos estes estratégicos para a soberania nacional. A Venezuela ocupa o PRIMEIRO LUGAR em reservas petrolíferas do mundo, conforme ranking do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IPB).
As ações ilegais, covardes e criminosas, promovidas pelos EUA constituem uma grave violação do direito internacional e da autodeterminação dos povos sabotando perigosamente a soberania regional na América Latina e Caribe. Longe de promover a democracia, como alegam seus idealizadores, tais ataques são a principal fonte de desestabilização social e econômica na região.
Neste momento de escalada de agressão, a Plataforma dos Movimentos Sociais por Outro Sistema Político expressa sua total e irrestrita solidariedade ao povo venezuelano, que resiste com bravura há anos a uma guerra econômica, midiática e desumanizadora sem precedentes. Nos solidarizamos com suas lutas, sua dignidade e seu direito de decidir, sem interferências, seu próprio destino.
A única forma de construir um sistema político verdadeiramente democrático e justo para nossa região é através da unidade na luta pelas nossas soberanias.

Plataforma dos Movimentos Sociais por Outro Sistema Político

Brasil, 03 de janeiro de 2026

Compartilhar
Depoimentos

VEJA O
QUE FALAM SOBRE NÓS

DOE PARA UM
PROJETO

Faça uma doação