- Home
- Notícias
- Celebração marca abertura da Semana de Oração pela Unidade Cristã – SOUC 2025 – na Bahia
Celebração marca abertura da Semana de Oração pela Unidade Cristã – SOUC 2025 – na Bahia
25 de maio de 2025

No último sábado (24), a Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil (IECLB), localizada no bairro da Federação (Salvador/BA), sediou a abertura da Semana de Oração pela Unidade Cristã – SOUC 2025. A ocasião foi ainda mais especial por acontecer no contexto dos 100 anos de presença da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB – na Bahia.
Sob o tema “Crês Nisso? ”, este ano a SOUC aborda a unidade na diversidade inspirada no Concílio Ecumênico de Niceia.
A celebração reuniu representantes de diversas denominações, incluindo as Igrejas Presbiteriana Unida, Igreja Presbiteriana Independente, Igreja Apostólica Católica Romana, Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, Igreja Batista Nazareth, além de movimentos como Focolares, Comunidade da Trindade e CEBI-BA, entre outras organizações baseadas na fé.
Uma celebração simbólica

O evento começou na capela, com a apresentação das igrejas e organizações ecumênicas presentes. Em seguida, os participantes seguiram em uma breve caminhada até o pátio, onde a Reverenda Bianca Daébs refletiu sobre a riqueza e a beleza da unidade na diversidade . Após uma oração compartilhada dirigida pelo CEBI- Ba, o grupo se dirigiu ao salão, onde foi lido o Evangelho João 11.17-26.
A meditação foi conduzida por Henrique da Trindade, que organizou a montagem simbólica de uma flor, cujas pétalas representavam cada instituição integrante do CEBIC, destacando sua contribuição para o ecumenismo na Bahia.

Destaques do encontro

A Pastora Camila Oliver, da Igreja Batista Nazareth, colocou na flor do CEBIC a pétala da CESE, ressaltando o papel da organização como testemunha do Evangelho atuanfo na defesa dos direitos humanos. Ela também destacou a importância do programa de Pequenos Projetos, que também tem apoiado ações diaconais das igrejas.
Ao final, a Pastora Sônia Mota (CESE/IPU) animou as pessoas presentes a darem testemunho do evangelho que professam e passou o banner da SOUC para as representantes da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, no Alto do Cabrito, que sediará a próxima celebração. O encerramento foi marcado por uma bênção ecumênica coletiva, reforçando o compromisso com a unidade cristã.

Em Salvador a SOUC acontece durante duas semanas, antes do Pentecostes, devido ao número cada vez maior de igrejas que querem participar.
Fotos: Solange Amorim
Confira a programação em Salvador


VEJA O
QUE FALAM
SOBRE NÓS
Viva os 50 anos da CESE. Viva o ecumenismo que a organização traz para frente e esse diálogo intereclesial. É um momento muito especial porque a CESE defende direitos e traz o sujeito para maior visibilidade.
Ao longo desses 50 anos, fomos presenteadas pela presença da CESE em nossas comunidades. Nós somos testemunhas do quanto ela tem de companheirismo e solidariedade investidos em nossos territórios. E isso tem sido fundamental para que continuemos em luta e em defesa do nosso povo.
Conheço a CESE desde 1990, através da Federação de Órgãos para Assistência Social (FASE) no apoio a grupos de juventude e de mulheres. Nesse sentido, foi uma organização absolutamente importante. E hoje, na função de diretor do Programa País da Heks no Brasil, poder apoiar os projetos da CESE é uma satisfação muito grande e um investimento que tenho certeza que é um dos melhores.
Há vários anos a CESE vem apoiando iniciativas nas comunidades quilombolas do Pará. A organização trouxe o empoderamento por meio da capacitação e formação para juventude quilombola; tem fortalecido também o empreendedorismo e agricultura familiar. Com o apoio da CESE e os cursos oferecidos na área de incidência política conseguimos realizar atividades que visibilizem o protagonismo das mulheres quilombolas. Tudo isso é muito importante para a garantia e a nossa permanência no território.
A CESE completa 50 anos de testemunho de fé ativa no amor, faz jus ao seu nome. Desde o início, se colocou em defesa dos direitos humanos, denunciou atos de violência e de tortura, participou da discussão de grandes temas nacionais, apoiou movimentos sociais de libertação. Parabéns pela atuação profética, em prol da unidade e da cidadania. Que Deus continue a fazer da CESE uma benção para muitos.
Parabéns à CESE pela resistência, pela forte ancestralidade, pelo fortalecimento e proteção aos povos quilombolas. Onde a política pública não chega, a CESE chega para amenizar os impactos e viabilizar a permanência das pessoas, das comunidades. Que isso seja cada vez mais potente, mais presente e que a gente encontre, junto à CESE, cada vez mais motivos para resistir e esperançar.
Somos herdeiras do legado histórico de uma organização que há 50 anos dá testemunho de uma fé comprometida com o ecumenismo e a diaconia profética. Levar adiante esta missão é compromisso que assumimos com muita responsabilidade e consciência, pois vivemos em um país onde o mutirão pela justiça, pela paz e integridade da criação ainda é uma tarefa a se realizar.
A CESE é a marca do ecumenismo na defesa de direitos. É serviço aos movimentos populares nas lutas por justiça. Parabéns à Diretoria e equipe da CESE pela persistência e compromisso, sempre renovado nesses cinquenta anos, de preservação da memória histórica na defesa da democracia em nosso país.
Eu acho extraordinário o trabalho da CESE, porque ela inaugurou outro tipo de ecumenismo. Não é algo que as igrejas discutem entre si, falam sobre suas doutrinas e chegam a uma convergência. A CESE faz um ecumenismo de serviço que é ecumenismo de missão, para servir aos pobres, servir seus direitos.
Há muito a celebrar e agradecer! Nestes anos todos, a CESE tem sido uma parceira importantíssima dos movimentos e organizações populares e pastorais sociais. Em muitos casos, o seu apoio foi e é decisivo para a luta, para a vitória da vida. Faz as exigências necessárias para os projetos, mas não as burocratiza nem as excede. O espírito solidário e acolhedor de seus agentes e funcionários faz a diferença. O testemunho de verdadeiro ecumenismo é uma das suas marcas mais relevantes! Parabéns a todos e todas que fazem a CESE! Vida longa!