- Home
- Estratégias de Ação
ESTRATÉGIAS DE AÇÃO
Nossos caminhos de atuação para fortalecer as lutas populares por justiça, equidade e direitos.
A CESE atua em seis eixos estratégicos integrados. Apoia projetos que fortalecem movimentos populares e comunidades. Realiza formações com base na Teologia da Libertação e Educação Popular, promovendo a luta por direitos. Defende a laicidade do Estado e o respeito às diversidades. Articula igrejas, movimentos e parceiros para ampliar alianças. Atua na incidência política contra violações de direitos. E utiliza a comunicação como ferramenta para dar visibilidade às lutas sociais e enfrentar os fundamentalismos.
Veja mais detalhes sobre cada um desses eixos.
APOIO A PROJETOS
A CESE foi pioneira no apoio a pequenos projetos que fortalecem movimentos populares e ações diaconais das igrejas, promovendo autonomia e participação comunitária. O Programa de Pequenos Projetos, hoje, beneficia organizações populares urbanas e rurais, como indígenas, quilombolas, agricultores familiares, mulheres, jovens e outros grupos em situação de vulnerabilidade.
FORMAÇÃO
As formações da CESE se baseiam na Teologia da Libertação, nos princípios da Educação Popular e nos valores de justiça, paz e integridade da criação. Fortalecem organizações populares na luta por direitos, abordando temas como gênero, raça, etnia e classe social. Com abrangência nacional, priorizam as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste e contam com metodologia própria e indicadores para monitorar e alinhar com os critérios que priorizam o público
ECUMENISMO E DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO
Organizando-se com outros coletivos ecumênicos e inter-religiosos, a CESE tem atuado na defesa da laicidade do Estado (que essencialmente precisa ser Democrático) e na promoção dos direitos humanos - frente ao avanço do fundamentalismo. Para isso, realiza campanhas, debates, oficinas, e participa de espaços nacionais e internacionais para fortalecer o diálogo inter-religioso e a atuação ecumênica por direitos.
DIÁLOGO E ARTICULAÇÃO
Articula-se com igrejas, movimentos sociais e sociedade civil para fortalecer a defesa de direitos. Participa de redes, fóruns e promove atividades que aproximam diferentes atores da luta popular. A estratégia inclui também ações ecumênicas e inter-religiosas voltadas à defesa da laicidade e do diálogo entre diferentes confissões de fé.
INCIDÊNCIA POLÍTICA
Atuando na incidência política nacional e internacional, a CESE segue, desde sua fundação, denunciando violações de direitos e mobilizando a sociedade para a promoção de um Estado mais justo e equânime para todas as pessoas. Envolvendo diferentes atores sociais, incluindo igrejas, vem potencializando o efeito dessas ações.
COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA
A comunicação é estratégica para dar visibilidade às causas populares, defender direitos e enfrentar a criminalização de movimentos sociais. Com isso em vista, a CESE organiza campanhas, eventos, conteúdos digitais e articulações com comunicadores/as populares para promover narrativas alternativas às mídias hegemônicas.
VEJA O
QUE FALAM
SOBRE NÓS
A CESE completa 50 anos de testemunho de fé ativa no amor, faz jus ao seu nome. Desde o início, se colocou em defesa dos direitos humanos, denunciou atos de violência e de tortura, participou da discussão de grandes temas nacionais, apoiou movimentos sociais de libertação. Parabéns pela atuação profética, em prol da unidade e da cidadania. Que Deus continue a fazer da CESE uma benção para muitos.
Parabéns à CESE pela resistência, pela forte ancestralidade, pelo fortalecimento e proteção aos povos quilombolas. Onde a política pública não chega, a CESE chega para amenizar os impactos e viabilizar a permanência das pessoas, das comunidades. Que isso seja cada vez mais potente, mais presente e que a gente encontre, junto à CESE, cada vez mais motivos para resistir e esperançar.
Celebrar os 50 anos da CESE é reconhecer uma caminhada cristã dedicada a defesa dos direitos humanos em todas as suas dimensões, comprometida com os segmentos mais vulnerabilizados da população brasileira. E valorizar cada conquista alcançada em cada luta travada na busca da justiça, do direito e da paz. Fazer parte dessa caminhada é um privilégio e motivo de grande alegria poder mais uma vez nos regozijar: “Grande coisas fez o Senhor por nós, e por isso estamos alegres!” (Salmo 126.3)
A CESE é a marca do ecumenismo na defesa de direitos. É serviço aos movimentos populares nas lutas por justiça. Parabéns à Diretoria e equipe da CESE pela persistência e compromisso, sempre renovado nesses cinquenta anos, de preservação da memória histórica na defesa da democracia em nosso país.
A CESE não está com a gente só subsidiando, mas estimulando e fortalecendo. São cinquenta anos possibilitando que as ditas minorias gritem; intervindo realmente para que a gente transforme esse país em um lugar mais igualitário e fraterno, em que a gente possa viver como nos quilombos: comunidades circulares, que cabe todo mundo, respirando liberdade e esperança. Parabéns, CESE. Axé e luz para nós!
Somos herdeiras do legado histórico de uma organização que há 50 anos dá testemunho de uma fé comprometida com o ecumenismo e a diaconia profética. Levar adiante esta missão é compromisso que assumimos com muita responsabilidade e consciência, pois vivemos em um país onde o mutirão pela justiça, pela paz e integridade da criação ainda é uma tarefa a se realizar.
A relação de cooperação entre a CESE e Movimento Pesqueiro é de longa data. O apoio político e financeiro torna possível chegarmos em várias comunidades pesqueiras no Brasil para que a gente se articule, faça formação política e nos organize enquanto movimento popular. Temos uma parceria de diálogos construtivos, compreensível, e queremos cada vez mais que a CESE caminhe junto conosco.
Comecei a aproximação com a organização pelo interesse em aprender com fundo de pequenos projetos. Sempre tivemos na CESE uma referência importante de uma instituição que estava à frente, na vanguarda, fazendo esse tipo de apoio com os grupos, desde antes de outras iniciativas existirem. E depois tive oportunidade de participar de outras ações para discutir o cenário político e também sobre as prioridades no campo socioambiental. Sempre foi uma troca muito forte.
Ao longo desses 50 anos, fomos presenteadas pela presença da CESE em nossas comunidades. Nós somos testemunhas do quanto ela tem de companheirismo e solidariedade investidos em nossos territórios. E isso tem sido fundamental para que continuemos em luta e em defesa do nosso povo.
Viva os 50 anos da CESE. Viva o ecumenismo que a organização traz para frente e esse diálogo intereclesial. É um momento muito especial porque a CESE defende direitos e traz o sujeito para maior visibilidade.