CESE lança “Prêmio Zanetti de Direitos Humanos” para organizações populares de todo o país

A CESE convida organizações, grupos, coletivos e movimentos populares de base, apoiadas em 2023, para se inscrever e apresentar experiências para o Prêmio Zanetti de Direitos Humanos.

Inspirada no amoroso revolucionário, colega de equipe da CESE, e militante histórico na luta por direitos no Brasil, José Carlos Zanetti (1946 -2022), a Coordenadoria Ecumênica de Serviço comunica o lançamento do edital “Prêmio Zanetti de Direitos Humanos”.  A finalidade do edital é destacar o compromisso da organização com a garantia dos direitos humanos para todas as pessoas e dar visibilidade a experiências relevantes na defesa de direitos.

A iniciativa irá premiar quatro experiências inspiradoras na defesa de direitos humanos no Brasil – dos campos, das cidades, das águas e das florestas, implementadas por organizações da sociedade civil e movimentos populares apoiados pela CESE em 2023, ano em que a organização completou 50 anos.

Podem se inscrever e apresentar propostas para esse edital organizações populares de base comunitária, que tenham atuação local ou num pequeno território.

  • As organizações devem ter sido apoiadas pela CESE em 2023.
  • As organizações podem ser informais (grupos, coletivos, movimentos não constituídos juridicamente) ou formais (juridicamente formalizados).
  •  As organizações podem ter atuação em qualquer região, estado ou município do território brasileiro, em diversos temas, contextos e com segmentos populares, rurais ou urbanos.

O valor da premiação é de R$ 15.000,00 (quinze mil reais), para cada uma das quatro organizações contempladas. As experiências devem ter relação com pelo menos uma das seguintes áreas: Direito à Terra, Água e Território; Direito à Cidade; Direito a Trabalho e Renda; e Direito à Identidade na Diversidade.

As organizações interessadas devem encaminhar as propostas, neste formulário (link),  até o dia 20 de setembro de 2024 exclusivamente para o e-mail cese@cese.org.br. No campo “assunto” do e-mail necessita ser escrito: PRÊMIO ZANETTI DE DIREITOS HUMANOS”. Dúvidas e/ou outras questões também podem ser enviadas neste mesmo endereço eletrônico.

Durante o processo de seleção, a CESE também realizará uma Sessão Virtual Tira Dúvidas, oficina para sanar questões e explanar informações complementares referente ao edital. A sessão será no dia 07 de agosto de 2024, às 14:30h, pela Plataforma Zoom. As organizações interessadas devem se registrar aqui.  O link do Zoom da Sessão Virtual Tira Dúvidas será enviado por e-mail, até a véspera do dia da Sessão, às pessoas/organizações interessadas que se registrarem.

O resultado do edital será divulgado no dia 11 de novembro de 2024, no site da CESE. 

As quatro organizações premiadas participarão de um debate sobre direitos humanos, organizado pela CESE, em Salvador-Bahia, no mês de dezembro. A atividade celebrará o Dia Internacional dos Direitos Humanos, e todas as despesas com deslocamento e hospedagem serão subsidiadas pela CESE.

Clique aqui para acessar o edital de seleção.

Clique aqui para acessar o formulário de inscrição do edital.

Sobre José Carlos Zanetti

A seleção também é uma homenagem a José Carlos Zanetti, com sua inspiradora trajetória de luta e resistência ao lado de movimentos sociais e organizações populares que atuam na defesa de direitos no Brasil, causa que balizou toda a vida do nosso “Amoroso Revolucionário” e inesquecível colega da equipe CESE.

Com o “Prêmio Zanetti de Direitos Humanos”, a organização encerra o seu ciclo comemorativo de 50 anos.

Sobre a CESE

A CESE é uma organização fundada em 1973, com sede em Salvador, Bahia, composta institucionalmente por igrejas cristãs e que tem como missão fortalecer organizações da sociedade civil, especialmente as populares, empenhadas nas lutas por transformações políticas, econômicas, ambientais e sociais que conduzam a estruturas em que prevaleça democracia com justiça na perspectiva dos direitos humanos.  Ao longo de sua atuação, a CESE já apoiou mais de dez mil iniciativas de organizações populares de todo o país, beneficiando mais de 11 milhões de pessoas, envolvendo, além do apoio através do Programa de Pequenos Projetos, estratégias como formação, diálogo e articulação, incidência e comunicação.