São Gabriel da Cachoeira (AM) é um dos municípios mais indígenas do Brasil, com os povos originários representando 93,2% de toda população. Apesar dos números, a educação vem sendo um desafio preocupante no que diz respeito aos jovens da cidade, chegando a consequências extremas.
Suas línguas, alimentação e outros aspectos culturais específicos são alvos de discriminação e estereotipação em ambientes educacionais – tanto em escolas, quanto universidades; tanto por parte de professores, quanto de alunos não indígenas. Essas barreiras vêm fazendo com que jovens desistam de suas graduações – dentro e fora do Amazonas – e até mesmo cometam suicídio.
Um levantamento feito pela Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn) junto ao Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), ferramenta do Sistema Único de Saúde (SUS), com números de 2020, revela números alarmantes: de 475 suicídios observados e que foram cometidos por indígenas, 289 foram de jovens com idade entre 15 e 29 anos.
Segundo Maria do Socorro, coordenadora Executiva da Rede de Mulheres Indígenas do Estado do Amazonas – MAKIRA ETA, a discriminação não é o único fator que afeta a saúde mental desses jovens.
“A vulnerabilidade social dos alunos indígenas é grande. Primeiro quando saem da sua comunidade e vão para cidade, nas capitais eles não tem apoio financeiro e alguns não conseguem bolsa de estudo que subsidiem sua permanência na faculdade. O apoio que tem é dos pais que tem benefício social do governo ou da aposentadoria dos avós”, explica.
E complementa. “Isso é uma realidade até para os alunos do ensino médio. Para concluírem os estudos, esses jovens têm que se deslocar da comunidade, tendo gasto de combustível para os seus pais lhes deixarem na sede do município para estudar.”
Diante desse contexto, a Rede de Mulheres Indígenas do Estado do Amazonas – MAKIRA ETA irá realizar formações em letramento racial com estes jovens. A iniciativa recebe apoio da CESE através do Programa de Pequenos Projetos. A ação tem como objetivo fomentar o fortalecimento sobre a educação escolar indígena diferenciada, pautada com a valorização do saber ancestral e uso da língua materna em escolas primárias e secundárias do município.
“Na região do Rio Negro, especificamente em São Gabriel da Cachoeira, as organizações indígenas que lutam pela educação escolar indígena têm realizado sensibilização da importância de uma pedagogia diferenciada. Para que o município de fato implemente uma educação indígena, de acordo com a realidade social das comunidades, onde sua cultura seja preservada e utilizada nas salas de aula”, pontua Maria.
Além das formações, o projeto também inclui a realização de uma pesquisa com jovens indígenas da região. O estudo de caso terá dois focos, envolvendo alunos que sofreram discriminação racial na sala de aula por professores indígenas e não indígenas, e sobre a sua a percepção acerca desse racismo vivenciado, mesmo que não o tenham percebido.
Para Maria, esta parceria com a CESE é relevante pois os pequenos apoios dão condições para que as organizações indígenas cheguem nas comunidades. “A partir desses projetos, podemos levar formação e informação para aqueles que não tem conhecimento sobre as leis e políticas públicas que se tem direitos. Essas informações – sobre a saúde, educação e território – são temas importantes e que estão chegando aos povos nas comunidades”.