Com apoio da CESE, através do Programa de Pequenos Projetos, dentro da Metodologia de Dupla Participação, o Movimento de Organização Comunitária (Moc), realizou entre 13 de setembro a 26 de outubro de 2022, a campanha de mobilização de recurso para a Jornada Moc 55 anos na defesa de direitos, democracia, participação social e cidadania.
“Com apoio da Cese nós buscamos desenvolver uma campanha de arrecadação de recursos que ajudasse na construção da jornada dos 55 anos do Moc”, afirmou Célia Santos Firmo, coordenadora Geral do Moc.
A Jornada MOC 55 anos por um Sertão Justo para rearticulação da sociedade civil e atuação nos territórios, teve como atividades seminários com debates sobre conjuntura, e direitos humanos, oficinas temáticas sobre economia solidária, juventude, gênero e equidade, apresentações culturais fortalecendo a identidade regional, feira da agricultura familiar e economia solidária.
Fundado em 1967, o Movimento de Organização Comunitária, é uma organização não governamental que surgiu com a finalidade de organizar as comunidades em vulnerabilidade de Feira de Santana. As ações estratégicas do MOC se baseiam na luta pelos direitos humanos que implica numa democracia representativa e também participativa. A instituição apoia o público da Sociedade Civil, Grupos coletivos – Cooperativas, agricultores (as) familiares, educadores(as) do campo, mulheres, juventudes, crianças e adolescentes do Semiárido da Bahia.
Segundo Célia, a Cese tem sido uma parceria importante e de longa data que tem contribuído no apoio a atividades com mulheres, juventudes, crianças e adolescentes, organizações dos trabalhadores e trabalhadoras e em diversos enfrentamentos que o Moc atua. “É importante dizer que para nós do Moc, esses 55 anos de história tem muito da contribuição da Cese”.
Metodologia Dupla Participação
O Movimento de Organização Comunitária foi contemplado pelo Programa de Pequenos Projetos na categoria Metodologia de Dupla Participação, modalidade que consiste na mobilização de recursos locais pelos grupos apoiados tendo o valor arrecadado dobrado pela CESE.
Os métodos de mobilização de recursos usados pela instituição foram o Balaio Solidário, em que conseguiram um número expressivo de arrecadações, a realização de eventos dentro da jornada dos 55 anos, com vendas de bebidas e lanches, venda de itens divulgados pelas redes sociais através da campanha de doações e mostra dos produtos disponíveis para a comercialização.
Celia cita que a instituição ainda não tinha prática com vendagem de produtos, já que a atuação do Moc é direcionada a projetos. “Foi uma experiência interessante, pudemos ver que é possível conseguir através dessas ações alavancar fundos que nos ajudam a realizar as atividades e os eventos que entendemos como necessário para a missão da nossa instituição”.
Durante a celebração dos 55 anos do MOC – que ocorreu do dia 13 a 15 de setembro, no espaço da Feira de Saberes, Sabores e Fazeres por um Sertão Justo, foi montado um Stand com venda de produtos como canecas e camisas personalizadas que também foram vendidas na loja virtual que foi criada para comercialização desses produtos com a finalidade de facilitar ao público essas aquisições.
A experiência da relação com a Cese na execução desse projeto, foi exitosa, afirma Célia, reforçando também a importância do trabalho em equipe nesse processo de mobilização durante a campanha, muito significativa para que fosse possível atingir as metas estabelecidas com êxito. “Essa experiência nos ajudou a enxergar novas possibilidades de mobilização de recursos que não trabalhávamos, estamos estudando dentro da nossa comunicação como a gente pode pensar em outras peças, outros produtos para estar mantendo essa campanha de arrecadação de mobilização de recursos ativa’’.
Foram enfrentados e superados diversos desafios durante a elaboração e a implementação da ação, como a seleção dos produtos que refletisse a identidade e missão da instituição e que fossem de fácil aquisição ao público. Além de ter arrecadado um montante que contribuiu para a realização do evento, as ações de mobilização de recursos, também gerou visibilidade à instituição e suas causas, uma vez que as peças produzidas continham a marca da instituição além de abordarem temas que fazem parte da missão da instituição. “A Cese fez ser possível, com esse apoio a realização dessa jornada, que foi tão relevante para nós e acredito que para todas as instituições e pessoas que participaram”. Mobilizar recursos não foi fácil, mas foi recompensador.