Nota de Pesar e Solidariedade pela morte violenta e brutal da Yalorixá Bernadete Pacífico, líder da comunidade Quilombola de Pitanga dos Palmares e Defensora de Direitos

Salvador 18 de agosto de 2023

Nota de Pesar e Solidariedade

O Senhor abomina o que ama a violência”. Salmo 11,15

A Coordenadoria Ecumênica de Serviço – CESE vem, por meio desta nota, demonstrar seu pesar e lamentar a morte violenta e brutal da Yalorixá Bernadete Pacífico, líder da comunidade Quilombola de Pitanga dos Palmares e Defensora de Direitos.

A CESE acompanhou a luta incansável desta grande líder para salvaguardar seu território, suas tradições religiosas e culturais e também sua busca por justiça pelo assassinato de seu filho Binho, ocorrido no dia 19 de setembro de 2017 no mesmo Quilombo. Em diversos momentos as lágrimas e o grito por justiça e por vida digna de Mãe Bernadete calaram fundo nos nossos corações.

Diante dos fatos, entendemos que este assassinato requer uma forte reflexão da sociedade civil organizada acerca das consequências diretas do racismo estrutural na Bahia; e cobramos do Estado o compromisso de uma resposta rápida e eficiente na apuração do crime dando conta de sua motivação, seus mandantes e executores.

A CESE se une a inúmeras organizações e movimentos da luta por direitos, para juntas, erguermos nossa voz denunciarmos esse crime, anunciando que continuaremos firmes na luta por Direitos e, de modo especial, antirracista.

A Bahia amanhece mais triste, diante de tanta violência.

PELO RESPEITO RELIGIOSO!

PELO FIM DA VIOLÊNCIA!

BASTA DE GENOCÍDIO DO POVO NEGRO!!

Coordenadoria Ecumênica de Serviço