Notícias
Notas e Pronunciamentos

Nota de pesar e lamento pela morte de Graciela Chamorro

11 de fevereiro de 2026

 A CESE une-se a todas as pessoas que lamentam a morte e se despedem da teóloga, antropóloga, pastora, professora, escritora e linguista Graciela Chamorro. Sua vida, pastorado e trajetória acadêmica foi dedicada à defesa intransigente dos direitos e da dignidade dos povos indígenas em especial Guarani Kaiowá e Nandeva. Seus estudos e sua luta se estenderam desde o Mato Grosso do Sul até o Sul do Brasil, Paraguai e Argentina. Sua atuação foi marcada pela interseção entre a ciência, a fé e o ativismo denunciando a violência e o genocídio sofrido por esses povos.

Como teóloga, pastora e pesquisadora possuía uma compreensão profunda e respeitosa da cosmologia e dos modos de existir destes povos contribuindo na preservação de suas práticas culturais e espirituais. Durante suas Missões Ecumênicas realizadas nos territórios Guarani Kaiowá no Mato Grosso do Sul a CESE sempre contou com a presença sábia de Graciela que nos guiava e orientava, especialmente nos momentos de espiritualidade nos colocando em sintonia com a cosmovisão daqueles povos. Seremos eternamente gratas por termos convivido e aprendido tanto com Graciela nos Seminários e Rodas de Diálogo que realizamos.  O seu legado servirá de inspiração e aprendizado através da sua vasta pesquisa e produção acadêmica.

A Equipe e a Diretoria Institucional da CESE enviam seu abraço solidário a familiares, amigas, amigos, comunidades indígenas e ao povo do Casulo na certeza que o testemunho e compromisso de Graciela Chamorro seguirão inspirando gerações e permanecerá vivo através da nossa luta por justiça e a defesa dos direitos dos povos indígenas que, segundo ela são os Missionários do Bem Viver.

Salvador, 11 de fevereiro de 2026

Compartilhar
Depoimentos

VEJA O
QUE FALAM SOBRE NÓS

DOE PARA UM
PROJETO

Faça uma doação