Notícias
Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso

Publicação reúne experiências colhidas em edições anteriores do Tapiri

12 de novembro de 2025

O território sagrado e suas vozes que clamam com fé” foi lançado hoje, 12 de novembro, durante o Tapiri Ecumênico, em Belém. Documento revela como fundamentalismos religiosos têm sido vetor de violações de direitos.

Organizações que compõem o Tapiri lançam, durante o Tapiri Ecumênico e Inter-religioso, a publicação “O território sagrado e suas vozes que clamam com fé”. A obra é o registro de uma jornada de escuta que percorreu os nove estados da Amazônia Legal brasileira, documentando as violações de direitos humanos intimamente ligadas ao avanço de fundamentalismos religiosos e seus impactos na justiça socioambiental.

Fruto da iniciativa Tapiri, o documento traz um mapeamento inédito, compilando relatos colhidos em comunidades quilombolas, ribeirinhas, indígenas e terreiros. Os depoimentos revelam um padrão de violações onde o fundamentalismo religioso atua como um catalisador de conflitos, frequentemente associado a interesses do agronegócio e de outros grandes projetos econômicos, que resultam em desmatamento, grilagem de terras e ameaças a defensores de direitos humanos.

A publicação contextualiza a realidade de cada estado visitado, o que a equipe do Tapiri encontrou nessas realidades, e traz falas de lideranças que, em muitos casos, estão sob proteção de programas de defensores de direitos humanos. São relatos que detalham desde a destruição de terreiros até a pressão sobre modos de vida tradicionais, sempre conectando a violência religiosa à degradação ambiental.

Sobre o Tapiri Ecumênico:

De 11 a 16 de novembro de 2025, a cidade de Belém (PA) sedia o Tapiri Ecumênico e Inter-religioso na Cúpula dos povos, grande encontro que reunirá lideranças de diversas tradições religiosas, povos indígenas, comunidades quilombolas, tradicionais de terreiro, movimentos sociais e juventudes de todo o Brasil e do mundo. O evento, que acontece na Catedral Anglicana de Santa Maria (Av. Serzedelo Correa, n° 514, Bairro Batista Campos), é um espaço de diálogo, formação de alianças e elaboração de propostas para influenciar as discussões da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30).

Organizado por um coletivo de entidades ecumênicas, inter-religiosas e de defesa de direitos (lista completa abaixo), o Tapiri é uma iniciativa itinerante que já percorreu, desde 2022, 9 estados da Amazônia Legal. A edição 2025 amplia o escopo para uma perspectiva global, trazendo vozes internacionais do Canadá, Austrália e outros países da América Latina para dialogar com as realidades brasileiras, tendo como pano de fundo a COP30 e suas implicações para um futuro menos desigual e ambientalmente sustentável para todas as pessoas e ecossistemas.

Clique aqui e acesse a publicação

Compartilhar
Depoimentos

VEJA O
QUE FALAM SOBRE NÓS

DOE PARA UM
PROJETO

Faça uma doação