Todos os anos, na semana que antecede a Solenidade de Pentecostes, é celebrada a Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC), um dos maiores eventos globais que propõe o diálogo entre membros de igrejas cristãs. No Brasil, as iniciativas são coordenadas pelo @ conicbrasil, e traz o tema: “Aprendei a fazer o bem, procurai a justiça.” (cf.: Isaías 1,17).
Em salvador, a programação contará com a “Roda de Diálogo: Caminhos de Fé e Justiça,” por uma igreja ANTIRRACISTA, que acontecerá na sede da CESE, dia 16 de maio às 18h30. O Rev. Adriano Portela e a professora Elisabeth Guimarães serão os debatedores da roda.
Acompanhe a programação em Salavdor:
Sobre a Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC)
Promovida mundialmente pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e pelo Conselho Mundial de Igrejas, a Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC) acontece em períodos diferentes nos dois hemisférios.
No hemisfério Norte, o período tradicional para a Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC) é de 18 a 25 de janeiro. Essas datas foram propostas em 1908, por Paul Watson, pois cobriam o tempo entre as festas de São Pedro e São Paulo, e tinham, portanto, um significado simbólico.
No hemisfério Sul, por sua vez, as Igrejas geralmente celebram a Semana de Oração no período de Pentecostes (como foi sugerido pelo movimento Fé e Ordem, em 1926), que também é um momento simbólico para a unidade da Igreja. No Brasil, o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) lidera e coordena as iniciativas para a celebração da Semana em diversos estados.
Levando em conta essa flexibilidade no que diz respeito à data, estimulamos a todos os cristãos, ao longo do ano, a expressar o grau de comunhão que as Igrejas já atingiram e a orar juntos por uma unidade cada vez mais plena, que é desejo do próprio Cristo (Jo 17:21). Clique aqui e baixe a logomarca da Semana.
Semana de Oração (SOUC), edição 2023
▶ PERÍODO
De 22 a 28 de maio.
▶ TEMA
“Aprendei a fazer o bem, procurai a justiça.” (cf.: Isaías 1,17)
▶ ORAÇÃO OFICIAL
Clique aqui e confira a Oração oficial da SOUC para 2023.
▶ APRESENTAÇÃO E MOTIVAÇÃO
Leia, neste link, a carta da Diretoria do CONIC apresentando e motivando a SOUC.
▶ CARTAZ
A arte escolhida foi enviada por Hilda Souto e Eva Gislane Barbosa.
Clique aqui e leia a explicação do autor para a arte.
Clique aqui para baixar o cartaz em alta resolução.
▶ INTRODUÇÃO AO TEMA PARA O ANO DE 2023
O tema que inspira a Semana de Oração pela Unidade Cristã, edição 2023, foi escolhido e preparado por um grupo ecumênico dos Estados Unidos da América, a convite do Conselho de Igrejas de Minnesota. Este grupo foi composto por pessoas ecumênicos, ativistas em direitos humanos, algumas delas pastores/as em comunidades e congregação, outras não. O grupo foi acompanhado por outro grupo internacional integrado pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade Cristã do Vaticano e pela Comissão Fé e Ordem do Conselho Mundial de Igrejas.
Minnesota caracteriza-se, historicamente, pela profunda disparidade racial. Entre as inúmeras violências racistas, destaca-se a ocorrida do dia 26 de dezembro de 1862, quando 38 pessoas da etnia indígena Dakota foram enforcadas em Mankato. As execuções ocorreram no contexto da guerra travada entre os Estados Unidos e o povo Dakota. No momento da execução, as 38 pessoas cantaram o hino Wakantanka taku nitawa (Muitos e Grandes).
A brutalidade do massacre contra o povo Dakota não contribuiu para que, ao longo dos anos, fossem assumidos compromissos para o enfrentamento do racismo. Ao contrário, outras histórias tão cruéis como a ocorrida em 1862 aconteceram. A mais recente, que repercutiu globalmente, foi o assassinato de George Floyd, em março de 2020, no contexto da Covid-19. O crime foi cometido pelo policial de Minneapolis, Derek Chauvin. Este crime, perpetrado por um agente a serviço do Estado, mobilizou a população afro-americana, que denunciou os inúmeros crimes racistas que ocorrem diariamente no país. Esta onda de mobilização e denúncia ficou conhecida como “Vidas negras importam” e contribuiu para a amplificação das denúncias de crimes racistas que ocorrem diariamente em diferentes países, em especial, naqueles em que o colonialismo se atualiza. O policial Derek Chauvin foi demitido e tornou-se o primeiro oficial de polícia na história moderna de Minnesota condenado pelo assassinato de uma pessoa negra.
O racismo nos Estados Unidos é o maior fator de divisão interna das comunidades eclesiais. É por isso que nossos irmãos e irmãs de Minnesota nos alertam, a partir de suas experiências, que não é possível falar em unidade da igreja e entre as igrejas sem assumir o racismo como um dos principais pecados geradores de divisão. Enquanto não conversamos sobre o racismo e não assumirmos compromissos concretos para superá-lo, seremos igrejas divididas.
O Conselho de Igrejas de Minnesota nos convoca à reflexão sobre os desafios que precisamos enfrentar, para que o testemunho de fé em Jesus Cristo seja antirracista. Como igrejas, temos o desafio de olhar para nossa história a fim de realizar a crítica da relação instrumentalizada entre a fé cristã e o colonialismo. Ao longo da história, essa relação nada evangélica legitimou, com argumentos teológicos, a escravização de povos originários e africanos.
Agradecemos profundamente ao Conselho de Igrejas de Minnesota por sua profecia antirracista realizada por meio das leituras da Escritura, das orações, das celebrações e das músicas escolhidas para a Semana de Oração pela Unidade Cristã, 2023.
▶ E-BOOK DA SOUC 2023
Desde o ano de 2021, os materiais alusivos à SOUC passaram a ser exclusivamente virtuais.
Clique aqui e baixe o Caderno de Celebração (e-book da SOUC 2023).