O Projeto
A proposta traz como visão: Iniciativas locais de povos e comunidades tradicionais (PCTs), mulheres e jovens do Cerrado em defesa de direitos, territórios e bens comuns promovidas e articuladas com ações de incidência nas esferas local, nacional e internacional e promovendo a interação com as Igrejas e a Cooperação Internacional face às ameaças ao bioma e suas populações. Além disso, tem como Objetivos:
1) Buscar viabilizar que organizações, redes, movimentos sociais e PCTs do Cerrado tenham acesso a oportunidades de defesa de Direitos;
2) Denunciar e dar visibilidade local, nacional e internacional a violências contra PCTs do Cerrado, decorrentes do avanço dos fundamentalismos na sociedade brasileira, além de enfrentá-las por meio do diálogo inter-religioso;
3) Apoiar Organizações da Sociedade Civil, articuladas e representadas no PAD, a protagonizarem a formulação e proposição no campo da Cooperação Internacional, tendo em vista a garantia dos Direitos Humanos.
Abrangência e Público
A ação desenvolvida por CESE e PAD se circunscreve ao Cerrado, mas reverbera denúncias e anúncios para além das fronteiras geográficas a partir de processos de incidência que visam contribuir com o rompimento da invisibilidade do Cerrado. Serão beneficiadas diretamente com o projeto aproximadamente 8 mil pessoas integrantes de organizações, movimentos sociais, redes, articulações, representantes de povos e comunidades tradicionais que vivem e/ou atuam no Cerrado, com atenção especial a mulheres e juventudes. Além disso serão também envolvidas diretamente 48 organizações e redes da sociedade civil articuladas pelo PAD.