

Na última terça-feira (23), foi realizada a posse dos novos integrantes do Conselho Estadual de Fomento e Colaboração da Bahia (CONFOCO-BA), que atuarão na gestão 2025–2029. O Conselho é um espaço de participação social que busca fortalecer a relação entre o poder público e as Organizações da Sociedade Civil (OSCs), contribuindo para a formulação, acompanhamento e aperfeiçoamento de políticas públicas voltadas para parcerias.
Criado a partir das diretrizes do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC), aprovado em 2014, o CONFOCO da Bahia foi o primeiro conselho estadual instituído no país. Seu papel é analisar e propor melhorias em normas e procedimentos, difundir informações e elaborar recomendações que assegurem a transparência, a eficiência e a democracia na relação entre Estado e sociedade civil.
Durante a cerimônia, Eliana Rolemberg, representante da CESE no Conselho desde a sua criação, destacou a relevância da Bahia na consolidação dessa agenda:
“Hoje o MROSC não é mais uma palavra desconhecida, mas um instrumento que mobiliza e orienta a parceria entre governo e sociedade civil. Essa parceria fortalece a democracia e abre caminhos para novas formas de atuação conjunta”, afirmou.
Eliana relembrou também o contexto político que impulsionou a mobilização pelo MROSC nos estados: “Após o golpe de 2016, percebemos que seria cada vez mais difícil avançar no âmbito nacional. Foi então que voltamos os esforços para os estados, e a Bahia teve um papel fundamental na criação do primeiro CONFOCO Estadual”, ressaltou.
Um dos avanços destacados por ela é a ampliação do mandato dos conselheiros de dois para quatro anos, com alternância entre poder público e sociedade civil na presidência a cada biênio. “Esse novo formato permitirá aprofundar o trabalho, fortalecer as raízes do Conselho em todo o território baiano e ampliar a participação social de maneira criativa e inovadora”, disse Eliana.
Diversidade que fortalece a democracia


Em sua fala, Eliana também ressaltou a diversidade como valor essencial na construção do CONFOCO: “Imagino que essa nova participação é como uma primavera: bonita porque suas flores não são iguais. E é essa diferença que faz com que a nossa construção, seja uma construção que leva em conta a diversidade para fortalecer a democracia.”, afirmou.
Além das posses, o evento também foi marcado por reconhecimentos especiais: lideranças da sociedade civil e da administração pública receberam homenagens pela contribuição ao fortalecimento do Conselho. Entre elas, Eliana Rolemberg foi celebrada pelo papel fundamental desempenhado na consolidação desse espaço. Na ocasião, também foram entregues certificados de Boas Práticas do MROSC, destacando experiências que reforçam a transparência e a inovação nas parcerias.
A CESE celebra mais essa etapa na história do CONFOCO e reconhece a dedicação de Eliana Rolemberg, que ao longo de 13 anos de atuação contribuiu decisivamente para a criação, implementação e consolidação do MROSC no Brasil e na Bahia. Sua presença garantiu que a voz das organizações da sociedade civil estivesse sempre presente, fortalecendo a democracia e abrindo caminhos para uma gestão pública mais participativa e transparente.