Notícias
Avisos Comunicação estratégica União Europeia

Navegue pelo Rio de Memórias Patak Maymu: lançamento celebra a força e o protagonismo das mulheres indígenas da Amazônia e do Cerrado

14 de novembro de 2025

A Publicação e vídeo lançados durante a Cúpula dos Povos na COP30, em Belém (PA), dão visibilidade às histórias e à resistência das mulheres indígenas, reafirmando o compromisso do Patak Maymu com a autonomia, a comunicação e o fortalecimento das mulheres da Amazônia e do Cerrado.

Durante a Cúpula dos Povos na COP30, em Belém (PA), o projeto Patak Maymu, lança o livro e o vídeo “Rio de Memórias Patak Maymu: Autonomia e participação das mulheres indígenas da Amazônia e do Cerrado na defesa de seus direitos”, duas produções que reúnem saberes, vivências e lutas de mulheres indígenas que seguem transformando seus territórios e modos de vida.

O primeiro lançamento acontece no dia 11 de novembro, na Catedral Anglicana de Santa Maria, a partir das 18h30, dentro da programação da Cúpula. As atividades seguem em outros espaços de Belém, reafirmando a diversidade e a presença das mulheres indígenas na COP30:

  • 13/11 – Casa Maraká às 19h
  • 14/11 – Casa Chico Mendes às 14h

Nesses encontros, mulheres indígenas coautoras da publicação participam de rodas de conversa sobre o que significou integrar o projeto Patak Maymu e como essa experiência contribuiu para fortalecer as lutas das mulheres em seus territórios, ampliando as vozes que defendem a vida, a floresta e a autonomia dos povos.

Um rio de saberes, memórias e futuro

A publicação “Rio de Memórias Patak Maymu” reúne histórias e experiências que revelam as múltiplas formas de resistência, autonomia e liderança das mulheres indígenas da Amazônia e do Cerrado. O livro nasceu de rodas de conversa sobre Justiça Climática, Gênero, Direito e Território, e Mulheres Indígenas nos Espaços de Poder e Decisão, construído de maneira participativa por mulheres que dão vida ao Patak Maymu, expressão em língua Taurepang que significa “A Voz da Natureza”.

Mais do que um registro, o livro é um convite a navegar por um rio de memórias e saberes, que ecoa a força e a sabedoria das mulheres indígenas na construção de futuros possíveis.

O vídeo amplia esse mergulho ao dar corpo e voz às protagonistas dessas narrativas. Por meio de imagens e depoimentos, o audiovisual evidencia a potência das mulheres que constroem, com coragem e sensibilidade, o presente e o futuro de seus povos.

Assista, leia e siga conosco nesse rio de histórias

Acesse a versão digital gratuitamente: Baixar o livro “Rio de Memórias – Patak Maymu”
Assista ao vídeo no YouTube: Rio de Memórias – Patak Maymu

Sobre o projeto

O lançamento de “Rio de Memórias Patak Maymu” marca a reta final do projeto Patak Maymu, A Voz da Natureza, que ao longo de 36 meses desenvolveu ações de formação, comunicação e apoio a projetos, valorizando a diversidade das mulheres indígenas e organizações mistas, incluindo a juventude e indígenas em contexto urbano.

Durante esse período, o projeto promoveu uma ampla rede de articulação e fortalecimento das mulheres da Amazônia e do Cerrado, consolidando espaços de diálogo, troca e incidência política.

O Patak Maymu contou com a parceria da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB), União das Mulheres Indígenas da Amazônia Brasileira (UMIAB), Takiná – Organização de Mulheres Indígenas de Mato Grosso, Mulheres Indígenas Xakriabá, Kuñangue Aty Guasu – a maior assembleia das Mulheres Guarani e Kaiowá de Mato Grosso do Sul, e o Fundo Indígena da Amazônia Brasileira – Podáali.

Essa iniciativa é uma realização da CESE – Coordenadoria Ecumênica de Serviço, com apoio e financiamento da União Europeia.

Navegue com a gente pelo Rio de Memórias Patak Maymu. Um percurso de resistência, escuta e esperança, onde cada voz é correnteza que move o futuro.

Compartilhar
Depoimentos

VEJA O
QUE FALAM SOBRE NÓS

DOE PARA UM
PROJETO

Faça uma doação