Notícias
Formação Wilde Ganzen

CESE participa de diálogo intercontinental sobre os desafios da cooperação internacional e o papel da sociedade civil

13 de agosto de 2025

No último dia 12 de agosto, a CESE esteve presente na Mesa de Diálogo Multilateral sobre a Reconfiguração da Cooperação Internacional e o Papel da Sociedade Civil, organizada pela Change the Game Academy – Região Andina, em parceria com PODION Corporation, Wilde Ganzen e a Aliança Global da Change the Game Academy. O espaço reuniu representantes da Ásia, África e América Latina, trazendo diferentes vozes e perspectivas sobre como esse tema impacta diretamente o trabalho das organizações do Sul Global.

Representando o Brasil, Sônia Mota, diretora executiva da CESE, compartilhou reflexões a partir da realidade brasileira e latino-americana, marcada por avanços de forças políticas conservadoras, corte de recursos e mudanças nas prioridades da cooperação internacional. Esse cenário pressiona organizações da sociedade civil, ameaça agendas históricas de direitos e exige criatividade, articulação e fortalecimento de alianças para garantir a sustentabilidade das lutas.

Durante sua fala, Sônia destacou quatro frentes estratégicas essenciais para fortalecer a sociedade civil diante desse contexto:

  • Criar e fortalecer frentes parlamentares em defesa das organizações;
  • Ampliar o diálogo com fundações privadas e bancos públicos;
  • Defender marcos legais que garantam autonomia e financiamento público para a sociedade civil;
  • Construir ações de incidência nos âmbitos local, nacional e internacional.

“Não podemos assumir apenas uma postura reativa. Por isso buscamos dialogar com o parlamento, buscamos também o fortalecimento das organizações para criar um ambiente jurídico favorável, dialogar com institutos e fundações privadas para que conheçam melhor nosso trabalho. O objetivo é fortalecer a sustentabilidade e garantir nossa autonomia. Também estamos buscando melhorar o financiamento com bancos públicos, mas fazendo incidência política, porque a lógica das cobranças não pode ser a mesma para nós e para outras pessoas. A lógica deve ser de cooperação e não privatista.”, afirmou Sônia Mota diante de uma plenária com aproximadamente 70 participantes.

O encontro também contou com as contribuições de Bidyanath Bhurtel (Nepal Center for Integrated Development – Nepal) e Charles VanDyck (West Africa Civil Society Institute – Gana), que compartilharam experiências de seus países sobre a saída de financiadores tradicionais, as restrições impostas por governos e a necessidade de novas formas de cooperação mais horizontais e decoloniais.

Apesar das diferenças regionais, ficou evidente que os desafios enfrentados pelo Brasil e pela América Latina dialogam de perto com outras realidades do Sul Global: redução de recursos para direitos humanos, priorização de agendas emergenciais como a crise climática e aumento de legislações restritivas para a atuação da sociedade civil.

O evento reforçou a necessidade de fortalecer redes de solidariedade, trocar experiências e construir novas estratégias de sustentabilidade e incidência política, colocando no centro a autonomia das organizações e o compromisso com a defesa da democracia e dos direitos.

Sobre o Virando o Jogo (Change the Game Academy)

A CESE é apoiada pela Fundação Wilde Ganzen desde 2007, através de apoio a projetos. Com o Aliança Change The Game já são 10 anos de parceria na área de formação em mobilização de recursos e incidência política. O objetivo é capacitar grupos populares e organizações da sociedade civil para ações de defesa de direitos e transformação social, assim como diversificar fontes de recursos para garantir ações cotidianas e uma vida mais duradoura para as organizações.

São membros da Aliança ”Change The Game Academy (Virando o Jogo)”: Wilde Ganzen Foundation( Holanda), Kenya Community Development Foundation (KCDF/Quênia), Smile Foundation (Índia), The Institute for Monitoring and Evaluation (TIME /Siri Lanka), Association Burkina de Fundraising (Burkina Faso), CID – Nepal Center for Integrated Development, Corporación PODION (Colombia), CASA Gambia (Community Action Support Association/Gambia), e Satunama Foundation ( Indonésia).

Além de West Africa Civil Society Institute (Ghana), Development Expertise Center( Etiópia), West Africa Civil Society Institute (WACSI/Camarões), Advocacy and Policy Institute ( Camboja), Rhiza Babuyile ( África do Sul), Coordenadoria Ecumênica de Serviço – CESE ( Brasil), Foundation for Civil Society (FCS/Tânzania) e Uganda National NGO Forum (Uganda), anfitriã do encontro.

Compartilhar
Depoimentos

VEJA O
QUE FALAM SOBRE NÓS

DOE PARA UM
PROJETO

Faça uma doação