CESE lança websérie de podcasts “Mulheres Negras em Marcha: construindo o bem viver”, em parceria com Le Monde Diplomatique Brasil
19 de novembro de 2025
A CESE – Coordenadoria Ecumênica de Serviço lança, neste mês de novembro, a websérie de podcasts “Mulheres Negras em Marcha: construindo o bem viver”, produzida em parceria com o Guilhotina, podcast do Le Monde Diplomatique Brasil. A iniciativa integra a campanha “Nada sobre o Clima sem as Mulheres Negras”, realizada no âmbito do Programa Doar para Transformar/Giving for Change.
A CESE e o Le Monde já possuem uma parceria consolidada na produção de conteúdos que aprofundam debates estratégicos sobre direitos humanos, justiça socioambiental e democracia. Agora, juntas novamente, apresentam uma série dedicada a fortalecer as vozes das mulheres negras que constroem, em todo o país, um projeto político de reparação, bem viver e justiça racial.
A série tem três objetivos centrais: visibilizar a Marcha das Mulheres Negras a partir das trajetórias e da articulação dos movimentos; valorizar as narrativas de resistência ancestral que enfrentam a negação de direitos; e compartilhar histórias de avanços e transformações protagonizadas por mulheres negras em diferentes contextos.
A força da Marcha das Mulheres Negras
A Marcha das Mulheres Negras é um movimento nacional e internacional composto por articulações presentes nos 27 estados do país, que reúne mulheres negras quilombolas, ribeirinhas, do campo, urbanas, periféricas, artistas, acadêmicas, jovens e anciãs. Desde sua primeira edição, em 2015, a marcha tem como pilares o combate ao racismo e à violência, a promoção do bem viver e a reparação histórica.
A próxima edição, marcada para 25 de novembro de 2025, já mobiliza Comitês Impulsores em todo o Brasil. A CESE reafirma seu compromisso histórico com essa luta. Em 2015, apoiou mais de 30 iniciativas que permitiram a participação de milhares de mulheres negras em Brasília. Agora, vai além: quer contar as histórias dessas mulheres, fortalecer suas narrativas e ampliar os caminhos de transformação social e política.
“As mulheres negras têm sido protagonistas das lutas por justiça racial, climática e socioambiental. Suas histórias, saberes e resistências apontam para o futuro que queremos construir: um país comprometido com direitos, dignidade e bem viver. Esta série celebra essa força coletiva, afirma Sônia Mota, diretora executiva da CESE.
Episódio 1 já está no ar – clique aqui para ouvir

Lançado no Dia da Consciência Negra, o primeiro episódio apresenta o tema “O papel das organizações femininas negras no combate aos racismos”. As convidadas são: Socorro Guterres, da Coordenação Executiva da Rede de Mulheres Negras do Maranhão e da Rede de Mulheres Negras do Nordeste; e Valdecir Nascimento, idealizadora do Instituto Odara e coordenadora da Articulação de Organizações de Mulheres Negras Brasileiras.
Elas abordam a realidade do racismo no Brasil, o histórico da organização política das mulheres negras e as expectativas para a atuação do movimento no período que antecede a 2ª Marcha Nacional.
Clique aqui para ouvir o episódio 1.
Próximos episódios
Episódio 2 – “2015–2025: O legado da Marcha das Mulheres Negras no Brasil”
Convidadas:
Naiara Leite (BA) – Odara – Instituto da Mulher Negra / Comitê Impulsor Nacional da Marcha
Terlúcia Silva (PB) – Abayomi– Coletiva de Mulheres Negras / Comitê Impulsor Nacional da Marcha
Episódio 3 – “Resistência e Ancestralidade: Aquilombar para o bem viver”
Convidadas:
Fran de Paula (MT) – GT Mulheres da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA)
Joice Paixão (PE) – Associação Gris Espaço Solidário / Rede de Adaptação Climática Antirracista
Os episódios serão lançados entre novembro e dezembro nas plataformas do Le Monde Diplomatique Brasil e da CESE.
Ficha técnica
Apresentação e roteiro: Bianca Pyl e Luís Brasilino
Apoio de produção: Marília Pinto, Rosana Fernandes e Vanessa Pugliesi (CESE)
Captação e edição: Beatriz Pasqualino
Arte: Angola Comunicação
Apoio técnico: Rádio Tertúlia