Nota de pesar: Júlio de Santa Ana, presente!

A família ecumênica se despede de Júlio de Santa Ana, um dos grandes nomes do ecumenismo mundial que faleceu na segunda-feira, 17 de abril, em Genebra. Teólogo e intelectual ecumênico, o uruguaio Júlio de Santa Ana,  nos anos 90, trouxe para a equipe da CESE a possibilidade de formação na área ecumênica, através da promoção de seminários sobre a diversidade das igrejas-membro e sobre o papel do Conselho Mundial de Igrejas.

Participou, com a CESE, do momento de preparação para o Jubileu 2000 incentivando o diálogo entre organizações ecumênicas – CONIC, CESEEP, CEDI, dentre outras, com a CNBB, OAB e setores da sociedade civil.

Para nós fica o aprendizado, a admiração, o companheirismo e as boas lembranças de quem navegou junto pelos mares do ecumenismo, pela justiça e pela integridade da criação. Para as novas gerações, fica seu legado teológico latino-americano e seu testemunho de vida que se traduziu em uma prática ecumênica popular, na qual a busca pela unidade acontece através do testemunho prático em favor do Reino de Deus e de sua justiça.

.