A notícia da morte de Alonso Robert nos trouxe profundo pesar e tristeza.
Nosso companheiro Alonso, generoso, de grande competência caminhou com a CESE desde sua fundação.
Representando a Christian Aid, agência britânica de cooperação ecumênica, chegou em pleno momento de ditadura militar, trazendo apoio à proposta de defesa dos direitos humanos.
Colaborou nas definições de critérios para apoio das igrejas da CESE a pequenos projetos que até hoje beneficiam comunidades, iniciativas que transformam vidas.
Acompanhou todo o processo de avaliação das agências de cooperação ecumênica, com o Conselho Mundial de Igrejas, dando suporte à participação da CESE na articulação internacional por planejamento, monitoramento e avaliação, colaborou e revisou material resultante desse processo, deixando importante legado sobre o tema.
Ao deixar seu trabalho na Christian Aid, adotou o Brasil, Salvador, como sua moradia e aqui espalhou solidariedade para com comunidades, com pessoas, mulheres vivendo situações difíceis, de violência. Batalhou pela adoção de sete crianças e teve nos seus momentos mais difíceis de sua saúde fragilizada, a linda recompensa de tê-las ao seu lado.
Alonso deixa muitas sementes que brotaram nessa longa caminhada, principalmente sua coragem, sua determinação na luta pelas liberdades democráticas, justiça e paz.
Expressamos neste momento nossa mais sincera solidariedade a sua família, esperando que a memória de sua trajetória profissional, bem como sua presença como pai amoroso e dedicado seja um alento neste momento de dor.
A CESE se une à sua família e a todas as pessoas que agradecem a Deus pela vida inspiradora e pelo legado deixado pelo nosso querido amigo!