Margarida Alves, presente! Seu nome e sua história de luta inspiraram a ”Marcha Das Margaridas” que em 2023 acontece em Brasília/DF, nos dias 15 e 16 de agosto

#DaLutaEuNãoFujo

Margarida Maria Alves, sindicalista e defensora dos direitos humanos, foi uma das primeiras mulheres a exercer um cargo de direção sindical no país. A sindicalista foi assassinada no dia 12 de agosto de 1983, na época com 40 anos. Fazendeiros da região encomendaram sua morte. O crime teve grande repercussão nacional e internacional, chegou a ser denunciado à Comissão Interamericana de Direitos Humanos. A casa simples em que ela morava foi comprada pela Prefeitura Municipal de Alagoa Grande e virou museu em 26 de agosto de 2001. Na fachada do local está escrito sua frase mais famosa, que virou símbolo da luta sindical no Brasil: “Da luta não fujo. É melhor morrer na luta do que morrer de fome.” Durante o período em que esteve à frente do sindicato local de sua cidade, foi responsável por mais de cem ações trabalhistas na justiça do trabalho regional, tendo sido a primeira mulher a lutar pelos direitos trabalhistas no estado da Paraíba durante a ditadura militar.

Seu nome e sua história de luta inspiraram a #MarchaDasMargaridas, que foi criada em 2000. Realizada sempre em agosto para revivificar o mês em que Margarida Alves foi assassinada, a Marcha das Margaridas coloca milhares de mulheres do campo, da floresta e das águas vindas de todo o Brasil em marcha nas avenidas de Brasília, no Distrito Federal.

A Marcha das Margaridas tem sido um caminho coletivo de construção de um projeto de sociedade que propõe um Brasil sem violência, onde a democracia e a soberania popular sejam respeitadas, a partir de relações justas e igualitárias. Acreditamos que é possível construir novas relações sociais pautadas nos valores da ética, solidariedade, reciprocidade, justiça e respeito à natureza. A Marcha das Margaridas é uma ampla ação estratégica das mulheres do campo e da floresta, promovida pela Contag, Federações e Sindicatos que se consolidou na agenda do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais – MSTTR e de diferentes organizações parceiras movimentos e organizações feministas e de mulheres trabalhadoras e centrais Sindicais e organizações internacionais que articulam e mobilizam mulheres em torno de diferentes questões que nos permeiam.

Margaridas em Marcha em 2023

Mulheres de todo o Brasil, trabalhadoras que vivem nas cidades, nas periferias, nos campos, nas florestas e nas águas, venham marchar com a gente nos dias 15 e 16 de agosto, em Brasília (DF). Somos todas Margaridas!

Saiba mais em https://www.marchadasmargaridas.org.br/?pagina=marcha2023

Baixe a publicação da Marcha 2023 AQUI: https://www.marchadasmargaridas.org.br/?pagina=materias&idartigo=NzM=

Foto: Acervo CONTAG