Fé no voto: Cinco pontos para se atentar na hora de votar

Fé no voto: Cinco pontos para se atentar na hora de votar

Para ser um/a bom/a governante ou parlamentar, o/a político/a precisa ser primeiro um/a bom/a candidato/a! Na terceira semana de nossa campanha BOTE FÉ NO VOTO! VOTAR É UM DIREITO! Elegemos cinco pontos de atenção para você ficar atento na hora de escolher o/a prefeito/a e o/a vereador/a da sua cidade:

  1. Cuidado com a compra de votos!
     
    Promessas de “ajuda” em obras de igrejas ou empregos em troca de apoio eleitoral são compra de voto e devem ser denunciadas. Essa prática pode configurar crime de corrupção e leva à cassação do registro ou diploma do/a candidato/a, além de afetar quem recebe as vantagens.
  • Fique atento às mentiras!
     
    Texto sem contexto é pretexto para fake news! Desconfie de manchetes sensacionalistas, bizarras, sem autor/a ou fonte. Na dúvida, consulte agências de checagem como o Coletivo Bereia e não compartilhe conteúdo duvidoso. Quem não tem compromisso com a verdade, não merece o seu voto.
  • Púlpito não é palanque!
     
    A propaganda eleitoral é proibida em igrejas, templos, terreiros, sinagogas e mesquitas. Tanto candidatos/as quanto a instituição podem ser multados pela Justiça Eleitoral. Fique atento/a: discursos, orações como publicidade, “santinhos”, faixas e placas também são propaganda.
  • Conheça as funções para os cargos!
     
    O/a prefeito/a gerencia o município, lidando com obras públicas e serviços básicos. A segurança pública é responsabilidade de governadores/as. Vereadores(as) não realizam obras, pois elaboram e votam leis na Câmara Municipal, e fiscalizam a prefeitura. Prefeitos/as não são governadores/as e vereadores/as não são gestores/as!  
  • Queremos propostas, e não ataques!
     
    Campanhas baseadas em ataques não contribuem para boas eleições. Busque saber como candidatos/as pretendem resolver os problemas da cidade e que novas propostas oferecem. Candidato/a bom/a é candidato/a com boas propostas!

Acompanhe as redes sociais da CESE e fique por dentro do conteúdo da campanha “Bote fé no voto! Votar é um direito!”.

Fonte: Tribunal Superior Eleitoral