PRIMAVERA PARA A VIDA 2025: MULHERES DE FÉ, GUARDIÃS DA CASA COMUM
A primavera é tempo de florescer, de renovar e de esperançar. Como o girassol, símbolo da nossa Campanha, que gira em direção ao sol e busca a luz, também somos chamadas e chamados a cultivar caminhos de justiça, cuidado e transformação.
É com essa inspiração que a CESE realiza o lançamento da 25ª edição da Campanha Primavera para a Vida (PPV), que neste ano traz como tema: “Mulheres de Fé: Guardiãs da Casa Comum”. Eversículo que nos inspira é: “O reino dos céus é semelhante ao fermento que uma mulher tomou e escondeu em três medidas de farinha até que tudo ficasse fermentado (Mt 13.33).”
Vivemos um tempo de urgência. Os efeitos do desmatamento das florestas e do aquecimento global têm provocado eventos climáticos extremos — secas prolongadas, enchentes devastadoras, ondas de calor e falta de alimentos. Esses impactos recaem com mais intensidade sobre as populações mais vulnerabilizadas, especialmente sobre as mulheres, que em muitas comunidades são responsáveis por buscar água, produzir alimentos, cuidar da família e preservar saberes ancestrais sobre os territórios e a natureza.
A crise climática não é apenas ambiental: é também social, econômica e política. Ela revela a voracidade de um sistema patriarcal e capitalista que destrói territórios, ameaça modos de vida e nega direitos. Nesse cenário, a PPV deste ano aborda como as mulheres de fé estão resistindo, denunciando injustiças e mostrando que é possível construir relações de cuidado e respeito no ambiente em que vivem.
Roda de Diálogo
E para jogar luz nessa reflexão sobre a questão climática e seus desafios, a CESE promoverá uma roda de diálogo no lançamento da Campanha Primavera para a Vida no dia 25 de setembro, às 18h00, na sede da organização, em Salvador. O evento, aberto ao público, contará com a participação de igrejas, organismos ecumênico, organizações populares e movimentos sociais.
Para enriquecer a reflexão e partilhar trajetórias de fé e resistência, contamos com a presença de mulheres que vivem na linha de frente da defesa da vida e do cuidado com a Casa Comum. Entre as convidadas confirmadas estão Barbara Ramos — quilombola, escritora, pedagoga e coordenadora da Articulação Nacional das Pescadoras, residente em Graciosa, Taperoá-BA –, Mira Alves — mulher preta periférica, mãe e avó, educadora popular e militante do Movimento Sem Teto da Bahia —, e a participação especial em vídeo de Odja Barros, pastora da Aliança de Batistas do Brasil e teóloga feminista.
Publicação
Na ocasião será lançada a publicação da campanha. A obra convida à reflexão bíblica teológica para ser usado em reuniões, encontros, estudos e catequese.
Além dos subsídios da Bíblia, a obra reúne também iniciativas de engajamento no tema, através depoimentos de mulheres ativistas de movimentos sociais e organizações populares apoiadas no Programa de Pequenos Projetos da CESE. Elas compartilham suas experiências, registram estratégias, conquistas e aprendizados a partir de ações concretas referente à questão ambiental e seus impactos na vida comunitária.
Em 2025, a publicação conta com o apoio da Agência Pão para o Mundo (Brot für die Welt) e do Projeto Doar para Transformar (Giving for Change), uma iniciativa desenvolvida no Brasil pela CESE com o apoio da cooperação holandesa Wilde Ganzen, através do Ministério das Relações Exteriores.
Histórico da Campanha Primavera para a Vida
Criada em 2000, a Campanha Primavera para a Vida (PPV) é uma iniciativa ecumênica da CESE que articula fé e compromisso com a vida em abundância para todas as pessoas. A cada edição, traz um tema atual e urgente para reflexão das igrejas e comunidades.
Em 2024, a PPV teve como tema “Fé e Clima: Caminhos de Cuidado com a Casa Comum”, inspirada no versículo: “A criação geme com dores de parto” (Romanos 8.22). Ao longo de 25 anos, a Campanha tem fortalecido a diaconia transformadora, o diálogo inter-religioso e a defesa de direitos diante dos desafios sociais, ambientais e políticos que ameaçam a dignidade da vida.
Nos últimos anos, a PPV abordou temas que dialogam com diferentes dimensões da realidade brasileira:
2016 – “Direito à vida da juventude” (2016);
2017 – “O clamor dos povos e da terra ferida: mineração aqui não!”;
2018 – “Bem-aventuradas as vidas que defendem os direitos, a justiça e a paz”;
2019 – “Águas da resistência – ‘… porque tive sede e me deste de beber´ (Mt. 25,35b)”;
2020 – “As fomes do povo e as partilhas do reino de Deus em tempos de pandemia – ‘Porque tive fome, e me destes de comer’ (Mt 25.35a)”;
2021 – “Buscar a verdade: um compromisso de fé. “Guarda os teus lábios de falarem enganosamente, quem diz a verdade manifesta a justiça”. Pv 12:17;
2023 – “Semeando boas sementes, regando a esperança – “A Paz é fruto da justiça” (Isaías 32, 17).
Serviço
O quê: Lançamento da Campanha Primavera para a Vida da CESE 2025
Quando: 25/09/2025, a partir das 18h00
Onde: Sede da CESE – Rua da Graça, 150. Graça, CEP: 40.150-055, Salvador (BA)
VEJA O
QUE FALAM
SOBRE NÓS
Há muito a celebrar e agradecer! Nestes anos todos, a CESE tem sido uma parceira importantíssima dos movimentos e organizações populares e pastorais sociais. Em muitos casos, o seu apoio foi e é decisivo para a luta, para a vitória da vida. Faz as exigências necessárias para os projetos, mas não as burocratiza nem as excede. O espírito solidário e acolhedor de seus agentes e funcionários faz a diferença. O testemunho de verdadeiro ecumenismo é uma das suas marcas mais relevantes! Parabéns a todos e todas que fazem a CESE! Vida longa!
A família CESE também faz parte do movimento indígena. Compartilhamos das mesmas dores e alegrias, mas principalmente de uma mesma missão. É por um causa que estamos aqui. Fico muito feliz de poder compartilhar dessa emoção de conhecer essa equipe. Que venham mais 50 anos, mais pessoas comprometidas com esse espírito de igualdade, amor e fraternidade.
A CESE foi criada no ano mais violento da Ditadura Militar, quando se institucionalizou a tortura, se intensificaram as prisões arbitrárias, os assassinatos e os desaparecimentos de presos políticos. As igrejas tiveram a coragem de se reunir e criar uma instituição que pudesse ser um testemunho vivo da fé cristã no serviço ao povo brasileiro. Fico muito feliz que a CESE chegue aos 50 anos aperfeiçoando a sua maturidade.
Nós, do SOS Corpo, mantemos com a CESE uma parceria de longa data. Temos objetivos muito próximos, queremos fortalecer os movimentos sociais porque acreditamos que eles são sujeitos políticos de transformação. Seguiremos juntas. Um grande salve aos 50 anos. Longa vida à CESE
A relação de cooperação entre a CESE e Movimento Pesqueiro é de longa data. O apoio político e financeiro torna possível chegarmos em várias comunidades pesqueiras no Brasil para que a gente se articule, faça formação política e nos organize enquanto movimento popular. Temos uma parceria de diálogos construtivos, compreensível, e queremos cada vez mais que a CESE caminhe junto conosco.
Conheço a CESE desde 1990, através da Federação de Órgãos para Assistência Social (FASE) no apoio a grupos de juventude e de mulheres. Nesse sentido, foi uma organização absolutamente importante. E hoje, na função de diretor do Programa País da Heks no Brasil, poder apoiar os projetos da CESE é uma satisfação muito grande e um investimento que tenho certeza que é um dos melhores.
Eu preciso de recursos para fazer a luta. Somos descendentes de grupos muito criativos, africanos e indígenas. Somos na maioria compostos por mulheres. E a formação em Mobilização de Recursos promovida pela CESE acaba nos dando autonomia, se assim compartilharmos dentro do nosso território.
Há vários anos a CESE vem apoiando iniciativas nas comunidades quilombolas do Pará. A organização trouxe o empoderamento por meio da capacitação e formação para juventude quilombola; tem fortalecido também o empreendedorismo e agricultura familiar. Com o apoio da CESE e os cursos oferecidos na área de incidência política conseguimos realizar atividades que visibilizem o protagonismo das mulheres quilombolas. Tudo isso é muito importante para a garantia e a nossa permanência no território.
A CESE é a marca do ecumenismo na defesa de direitos. É serviço aos movimentos populares nas lutas por justiça. Parabéns à Diretoria e equipe da CESE pela persistência e compromisso, sempre renovado nesses cinquenta anos, de preservação da memória histórica na defesa da democracia em nosso país.
Minha história com a CESE poderia ser traduzida em uma palavra: COMUNHÃO! A CESE é uma Família. Repito: uma Família! Nos dois mandatos que estive como presidente da CESE pude experimentar a vivência fraterna e gostosa de uma equipe tão diversificada em saberes, experiências de fé, histórias de vida, e tão unida pela harmonia criada pelo Espírito de Deus e pelo único desejo de SERVIR aos mais pobres e vulneráveis na conquista e defesa dos seus direitos fundamentais. Louvado seja Deus pelos 50 anos de COMUNHÃO e SERVIÇO da CESE! Gratidão por tudo e para sempre!