As Políticas Institucionais são prioridades da CESE que devem transversalizar toda a sua ação estratégica baseada nas políticas referenciais. Desta feita, as dimensões de gênero, étnico-racial e ambiental, são tomadas como elementos centrais capazes de articular segmentos populacionais mais vulnerabilizados pelas estruturas de dominação e exploração, suas demandas e proposições, aos processos estratégicos conduzidos a partir das ações vinculadas às políticas referenciais que tratam de direitos específicos. A dimensão de formação e comunicação são adotadas como politicas institucionais por serem vistas como práticas que devem alimentar todos os processos sócio-políticos de organização popular e demandas por direitos.

Saiba mais aqui
Política Institucional pela Equidade de Gênero

Saiba mais aqui
Política Institucional de Equidade Racial
A CESE identifica e reconhece a existência do racismo individual, institucional e estrutural na construção histórica do Estado e da sociedade brasileira e que esse racismo é gerador de injustiças contra a população negra. Os componentes classe, raça e gênero são os pilares das profundas desigualdades existentes no Brasil e fundamentam o racismo na sociedade. Assim, a violência contra o povo negro, especialmente contra as mulheres, o genocídio da juventude negra, o encarceramento em massa e a discriminação das religiões afro-brasileiras são apenas algumas das expressões indignantes do racismo brasileiro.
Através de sua Política Institucional de Equidade Racial reafirma publicamente o compromisso com a luta antirracista ao elaborar estratégias para a superação do racismo no âmbito da gestão; das relações ecumênicas e diálogo inter-religioso; da comunicação; do apoio a projetos; do diálogo e articulação; e da formação. Busca ainda contribuir para a superação do racismo e avançar na promoção da justiça e da garantia de direitos do povo negro, maioria da população brasileira.

Saiba mais aqui
Política Institucional de Formação

Saiba mais aqui
Política de Comunicação Institucional

Saiba mais aqui
Política Institucional de Justiça Socioambiental e Climática

Saiba mais aqui
Política Institucional de Segurança e Proteção de Dados

Saiba mais aqui
Política de Salvaguarda de Crianças e Adolescentes
O objetivo desta Política de Salvaguarda de Crianças de Adolescentes é tornar transparentes os compromissos éticos e procedimentos institucionais da CESE tanto interna como externamente, visando proteger de qualquer dano ou abuso crianças e adolescentes com as quais a CESE se relaciona em suas diversas dimensões de atuação.