CESE 50 ANOS
Memória de uma caminhada em
defesa dos Direitos Humanos
A CESE – Coordenadoria Ecumênica de Serviço é uma organização ecumênica composta por seis igrejas cristãs, fundada em 1973 para ser uma expressão do compromisso ecumênico em defesa dos direitos humanos.
Criada no auge da Ditadura Militar, quis ser um sinal de esperança ao adotar o ecumenismo de serviço voltado para a defesa de direitos, que significa um serviço politizado para atender a demandas dos movimentos sociais e apoiar medidas efetivas que mudem a situação das populações mais vulneráveis, marginalizadas e excluídas do país. Com isso, desde aquela época, a CESE afirma um novo conceito de diaconia, superando o assistencialismo e atuando nas causas dos principais problemas sociais, colocando-se o mais próximo das populações mais vulnerabilizadas que procuram formas de organização, mobilização e educação para transformar a realidade.
Há cinco décadas, a CESE ocupa um lugar de convergência entre igrejas, fontes apoiadoras e movimentos populares, sempre no sentido de cuidar da casa comum, em defesa da justiça, da democracia e na construção do bem viver. Tem como foco de sua ação os movimentos sociais e organizações populares, expressas nas diversas formas de associativismo comunitário; grupos de base; igrejas, organizações ecumênicas e outras baseadas na fé, movimentos sociais de caráter local, regional e nacional; redes, fóruns e outras modalidades de articulação.
Desde março de 2023, a CESE está celebrando seu cinquentenário com diversas organizações e movimentos populares e ecumênico, diretoria institucional, assembleia e rede de amigos, sempre com a presença de sua equipe executiva. Confira abaixo alguns momentos das ações dos 50 anos da CESE, que continuarão no decorrer de todo o ano!
LANÇAMENTO DA CAMPANHA PRIMAVERA PARA A VIDA 2023
Veja as fotosLANÇAMENTO DA CAMPANHA PRIMAVERA PARA A VIDA
Assista o vídeoSAIU NA MÍDIA
Acesse a páginaVÍDEO MEMÓRIA EFEITO SEMENTE
Assista o vídeoCELEBRAÇÃO DA ALEGRIA E DO COMPROMISSO
Assista a mídiaCELEBRAÇÃO DA ALEGRIA E DO COMPROMISSO
Veja as fotosVIII ENCONTRO CESE E MOVIMENTOS SOCIAIS
Veja as fotos1973
Criação oficial da CESE e publicação da Cartilha da Declaração Universal dos Direitos Humanos
1982
Criação do Programa Especial de Projetos (PEP)
1983
Consulta dobre fome e seca no Nordeste, que resultou na criação do PRV - Programa de Recuperação de Vidas
1986
Lançamento do documento As Igrejas no Debate da Constituinte (CESE/CONIC) e 1ª Consulta da CESE sobre a Diaconia
1992
Cartilha de Direitos Humanos da CESE é mostrada por detentos do Carandiru na época do massacre
1999
Apoio da CESE à ASA - Articulação no seminário brasileiro para realização do Programa 1 Milhão de Cisternas (PIMC)
2001
1ª Campanha Primavera para a Vida: Você faz Diferença
* A partir de 2001, edições anuais com temas diversos
2005
1º Encontro Bienal CESE e Movimentos
* A partir de 2007 passou a ser realizado de forma articulada com o Encontro CESE/Agências
2013
2014
Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio entregue à CESE pela realização do Programa Ação para Crianças
2015
1ª Missão Ecumênica em áreas de conflito em parceria com o FEACT Brasil
*Outras 4 missões em 2016, 2017, 2019 e 2022
2022
Tapiri Ecumênico e Inter-religioso e Atp dos/das Mártires da Floresta no X Fórum Social Pan-Amazônico - FOSPA
VEJA O
QUE FALAM
SOBRE NÓS
Comecei a aproximação com a organização pelo interesse em aprender com fundo de pequenos projetos. Sempre tivemos na CESE uma referência importante de uma instituição que estava à frente, na vanguarda, fazendo esse tipo de apoio com os grupos, desde antes de outras iniciativas existirem. E depois tive oportunidade de participar de outras ações para discutir o cenário político e também sobre as prioridades no campo socioambiental. Sempre foi uma troca muito forte.
Há vários anos a CESE vem apoiando iniciativas nas comunidades quilombolas do Pará. A organização trouxe o empoderamento por meio da capacitação e formação para juventude quilombola; tem fortalecido também o empreendedorismo e agricultura familiar. Com o apoio da CESE e os cursos oferecidos na área de incidência política conseguimos realizar atividades que visibilizem o protagonismo das mulheres quilombolas. Tudo isso é muito importante para a garantia e a nossa permanência no território.
A gente tem uma associação do meu povo, Karipuna, na Terra Indígena Uaçá. Por muito tempo a nossa organização ficou inadimplente, sem poder atuar com nosso povo. Mas, conseguimos acessar o recurso da CESE para fortalecer organização indígena e estruturar a associação e reorganizá-la. Hoje orgulhosamente e muito emocionada digo que fazemos a Assembleia do Povo Karipuna realizada por nós indígenas, gerindo nosso próprio recurso. Atualmente temos uma diretoria toda indígena, conseguimos captar recursos e acessar outros projetos. E isso tudo só foi possível por causa da parceria com a CESE.
A CESE não está com a gente só subsidiando, mas estimulando e fortalecendo. São cinquenta anos possibilitando que as ditas minorias gritem; intervindo realmente para que a gente transforme esse país em um lugar mais igualitário e fraterno, em que a gente possa viver como nos quilombos: comunidades circulares, que cabe todo mundo, respirando liberdade e esperança. Parabéns, CESE. Axé e luz para nós!
Viva os 50 anos da CESE. Viva o ecumenismo que a organização traz para frente e esse diálogo intereclesial. É um momento muito especial porque a CESE defende direitos e traz o sujeito para maior visibilidade.
Eu preciso de recursos para fazer a luta. Somos descendentes de grupos muito criativos, africanos e indígenas. Somos na maioria compostos por mulheres. E a formação em Mobilização de Recursos promovida pela CESE acaba nos dando autonomia, se assim compartilharmos dentro do nosso território.
Eu acho extraordinário o trabalho da CESE, porque ela inaugurou outro tipo de ecumenismo. Não é algo que as igrejas discutem entre si, falam sobre suas doutrinas e chegam a uma convergência. A CESE faz um ecumenismo de serviço que é ecumenismo de missão, para servir aos pobres, servir seus direitos.
Há muito a celebrar e agradecer! Nestes anos todos, a CESE tem sido uma parceira importantíssima dos movimentos e organizações populares e pastorais sociais. Em muitos casos, o seu apoio foi e é decisivo para a luta, para a vitória da vida. Faz as exigências necessárias para os projetos, mas não as burocratiza nem as excede. O espírito solidário e acolhedor de seus agentes e funcionários faz a diferença. O testemunho de verdadeiro ecumenismo é uma das suas marcas mais relevantes! Parabéns a todos e todas que fazem a CESE! Vida longa!
A relação de cooperação entre a CESE e Movimento Pesqueiro é de longa data. O apoio político e financeiro torna possível chegarmos em várias comunidades pesqueiras no Brasil para que a gente se articule, faça formação política e nos organize enquanto movimento popular. Temos uma parceria de diálogos construtivos, compreensível, e queremos cada vez mais que a CESE caminhe junto conosco.
A CESE foi criada no ano mais violento da Ditadura Militar, quando se institucionalizou a tortura, se intensificaram as prisões arbitrárias, os assassinatos e os desaparecimentos de presos políticos. As igrejas tiveram a coragem de se reunir e criar uma instituição que pudesse ser um testemunho vivo da fé cristã no serviço ao povo brasileiro. Fico muito feliz que a CESE chegue aos 50 anos aperfeiçoando a sua maturidade.