Estratégias de Ação – Quem é a Cese | Cese | Coordenadoria Ecumênica de Serviço

Quem é a Cese

Estratégias de Ação

 

Os trabalhos da CESE são orientados pelas seguintes estratégias de ação, que se reforçam mutuamente:

 

 

 

Serviço de Projetos: para apoio a iniciativas oriundas de populações indígenas e tradicionais, agricultores(as) familiares, sem-terra, atingidos por grandes projetos e grupos urbanos.

 

 

 

 

 

Diálogo e relações ecumênicas: para fortalecer a defesa de direitos e realizar incidência numa perspectiva ecumênica e inter-religiosa.

 

 

 

 

 

Formação: para ampliar a capacidade de organizações em gestão de fundos; ecumenismo; planejamento, monitoramento, avaliação e sistematização; incidência política; desenvolvimento institucional; mobilização de recursos.

 

 

 

Diálogo e articulação: para aproximar o trabalho ecumênico dos movimentos populares e ampliar a participação em fóruns estratégicos e atividades conjuntas.

 

 

 

 

 

Incidência política: para marcar o posicionamento público da CESE, em nível nacional e internacional, em conjunto com o movimento social e ecumênico.

 

 

 

 

Comunicação estratégica: sensibilização da sociedade para engajamento na defesa dos direitos humanos, em contraponto à mídia convencional, amplificando a visibilidade das causas defendidas pela CESE e seus parceiros.

 

 

 

A CESE atua em âmbito nacional, com prioridade nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. A ação da CESE tem por base o ecumenismo de direitos, mobilizando igrejas e organizações ecumênicas – em articulação com outras expressões de fé – para se posicionarem a favor da democracia e dos direitos, solidarizando-se com as lutas dos movimentos populares. A abordagem é a da educação popular, que pressupõe a escuta e tem como ponto de partida os saberes, conhecimentos e práticas acumulados pelas organizações sociais com as quais ela se relaciona.