”Celebração da Memória e Saudade” presta homenagem às mais de 600 mil vidas perdidas na pandemia de Covid-19 no Brasil – Ecumenismo | Notícias | Cese | Coordenadoria Ecumênica de Serviço

Ecumenismo Notícias

Data: 03.11.21

”Celebração da Memória e Saudade” presta homenagem às mais de 600 mil vidas perdidas na pandemia de Covid-19 no Brasil

 

Em outubro de 2021 o Brasil ultrapassou oficialmente o trágico número de 600 mil mortes por Covid -19. Diante desse triste marco, o CEBIC – Conselho Ecumênico Baiano de Igrejas Cristãs, a CESE – Coordenadoria Ecumênica de Serviço e as organizações ecumênicas e inter-religiosas que integram a campanha #SilêncioPelaDor e o coletivo #RespiraBrasil realizaram a ”Celebração da Memória e Saudade”, com o objetivo de afirmar a vida humana e prestar homenagem às vítimas que tiveram suas vidas interrompidas, muitas delas precocemente, pela negligência do governo e falta de políticas públicas e em solidariedade às famílias enlutadas.

 

A celebração aconteceu no dia 2 de novembro, Dia de Finados, no Cemitério Britânico da Bahia, na Ladeira da Barra, em Salvador/BA. O ato, com 600 bandeiras fincadas no gramado com nomes de pessoas que partiram, foi carregado de emoção, fé, solidariedade e resistência.

 

‘’Foi um dia de orar em comunhão com irmãos e irmãs do CEBIC pelas famílias enlutadas, pelas crianças que ficaram órfãs, pelas dores desse mundo’’, destacou Bianca Daébs, pastora da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil – IEAB e assessora para diálogos ecumênicos e inter-religioso da CESE’’.

Durante toda esta pandemia, tantas pessoas amadas se foram e nós não pudemos acompanhá-las e nem viver essa despedida no cemitério. A dor da perda se acrescentou à da não presença. Hoje, nesse cemitério Anglicano tão especial, olhando todos os nomes nessas bandeirinhas brancas, eu pude me despedir das pessoas queridas que se foram nessa pandemia. Essa celebração da memória e saudade me permitiu viver o meu luto, curar feridas que estavam abertas em mim. Desejamos oferecer a todas as famílias enlutadas o consolo de Deus e a força para poder viver essa despedida’’, afirmou, muito emocionado, Henrique Peregrino da Trindade, idealizador campanha #SilêncioPelaDor .

Clique AQUI e assista o vídeo  resumo do ato.