Estratégias de Ação

Formação

As ações de formação orientam-se pelos valores ecumênicos de justiça, paz e integridade da criação, a partir do referencial teórico da Teologia da Libertação – associando-o aos desdobramentos que esta teologia produziu no que diz respeito a gênero, raça e etnia – e dos princípios da Educação Popular, como a dialogicidade e o sentido político da formação como caminho de fortalecimento da luta popular por transformação social.
A CESE realiza processos de formação que buscam fortalecer as capacidades das organizações populares na sua luta por direitos. Os processos adotam diversos formatos e temas e são dirigidos para distintos públicos de diferentes regiões do país, especialmente as prioritárias (Nordeste, Norte e Centro-Oeste). São eixos estruturantes nos processos de formação as dimensões de gênero, raça/etnia e classe social. Para tanto tem buscado melhorar as ações de modo a potencializar a qualidade política e técnica; estabeleceu uma assessoria de referência para acompanhar e garantir o alinhamento metodológico e de temas e definiu indicadores para alimentar um banco de dados que ajudam não só o monitoramento, como contribui para alinhamento com os critérios estabelecidos pela organização para que beneficiem os públicos prioritários.

Notícias relacionadas

Seminário PNGATI reúne organizações indígenas da amazônia

Seminário PNGATI reúne organizações indígenas da amazônia

O seminário sobre a “Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental em Terras Indígenas (PNGATI): avanços, desafios e estratégias de implementação na Amazônia indígena”, organizado pela Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE) e pela Coordenação das Organizações...

Ver todas as notícias

Depoimentos

A oficina de Mobilização de Recursos Locais nos ensinou a analisar, planejar, executar e, principalmente, melhorar. Nos fez também fazer o planejamento financeiro e, a partir desses dados mais concretos, construir aquilo que podemos fazer. O resultado foi surpreendente! Nós começamos a perceber que podemos muito mais!

Israel Gonzaga

Igreja Batista Adonai

A participação do Coletivo MUPPS no curso oferecido pela CESE propiciou muitos aprendizados e troca de experiências. Aprimorou nossa percepção de que a Incidência Política contribui para a autonomia e fortalecimento das mulheres na sua própria caminhada, exercendo sua própria liderança e sua cidadania.

Raimunda Oliveira

Coletivo de Mulheres, Políticas Públicas e Sociedade -MUPPS

A CESE foi e será uma grande parceira, tanto na capacitação de mobilização de recursos locais, como também com o apoio através do projeto de dupla participação.  Somos gratos/as  pela sensibilidade em apoiar projetos de vida junto as populações mais sofridas em nossas realidades locais.

Ronildo Oliveira

Associação Caririense de Luta Contra AIDS

A formação em incidência política oferecida pela CESE é de extrema importância para mulheres indígenas. É experiência, união das organizações e inclusão de mulheres de diversas lutas e territórios. É aprender como denunciar, em quais órgãos devemos recorrer. É fortalecer a luta.

Priscila Lima

Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo - APOINME

A parceria da CESE com o Movimento Brasileiro de Mulheres Cegas e com Baixa Visão/ MBCBV, é valorosa para nós mulheres com deficiência, porque não somos lembradas nos espaços de formação política. Não é mais possível construir transformações sociais sem incluir as pessoas com deficiência

Kelly Nascimento de Araújo

Movimento Brasileiro de Mulheres Cegas e com Baixa Visão