No dia 28 de setembro será lançada a 19ª campanha Primavera para a Vida, que esse ano terá como tema: ‘’ Águas da Resistência – “…porque tive sede e me deste de beber!” (Mt. 25,35b). A campanha abordará a água como uma dádiva divina e como um direito que não pode ser reduzido a uma mercadoria ou a um bem particular.
A escolha do tema
O Brasil é um dos países mais ricos em água doce. Tem grandes bacias hidrográficas, que constituem 12% da água doce existente no mundo. É o único país de dimensões continentais onde chove em todo o seu território. Entretanto, a situação de nossas águas é uma lástima. Aproximadamente, 110 mil km de trechos de rios brasileiros estão contaminados por esgoto industrial, doméstico, metais pesados, agrotóxicos etc. Do ponto de vista do consumo, 16, 5% da população brasileira não têm acesso à água potável; 57,4% do esgoto produzido não é tratado e são jogados in natura nos rios brasileiros. Cerca de 105 milhões de brasileiros vivem em estado de insegurança quanto à água que consomem. Uma outra situação que desperta a nossa indignação é quando sabemos que um “bem comum” como a água está sendo privatizado em diversos lugares, ou seja, o que era pra ser “gratuidade” virou comércio: algumas pessoas estão “autorizadas” a usufruir dela como se fosse propriedade exclusiva e não um bem comum a que todas as pessoas devem ter direito. Como igrejas cristãs, estamos sendo desafiadas a nos posicionarmos profeticamente diante deste grave atentado a nossa Casa Comum. Muitas pessoas estão sedentas de água para beber e de vozes proféticas que saciem a sua sede de justiça.
O lançamento
Igrejas locais e nacionais, entidades parceiras em âmbito nacional, pessoas da rede de amigos e representantes de projetos apoiados participarão do lançamento, que acontecerá no dia 28 de setembro no estacionamento do MAB – Museu de Arte da Bahia (Av. Sete de Setembro, 2340 – Corredor da Vitória, Salvador).
O dia começará às 12h com a tradicional feijoada da primavera (no valor de R$ 30), com a apresentação de percussão dos jovens do ICMA – Instituto Comunitário de Iniciação Musical & Arteeducação e depois com o show do Grupo ABC do Samba, formado por Dinha Dórea, Iara Canuto e Rayra Maierá e músicos. Elas prometem fazer o público cantar e dançar com repertório base dos clássicos imortalizados por Clara Nunes, Beth Carvalho e Alcione, três grandes intérpretes brasileiras. O evento contará com a venda de bebidas e sobremesas, bazar com roupas e acessórios a preços populares e produtos de organizações populares apoiadas pela CESE.
Toda renda obtida com a atividade será revertida para apoiar projetos recebidos pela CESE. Os convites para a Campanha estão disponíveis na CESE (Rua da Graça, 150). Mais informações podem ser esclarecidas em: (71) 2104-5457.
Feijoada 2019:
Histórico da Campanha
Realizada desde o ano 2000, a Campanha Primavera para a Vida tem o objetivo de mobilizar recursos para as atividades da CESE em todo o país (fortalecendo os grupos populares nas suas lutas por direitos, por meio do apoio a projetos) e estreitar e ampliar a articulação com as bases das Igrejas.
A CESE foi fundada por igrejas com apoio da cooperação ecumênica internacional que assumiu o compromisso com os direitos humanos e o fortalecimento dos movimentos sociais. Nos últimos anos, os recursos dessa cooperação vêm diminuindo, o que afeta a realização das propostas da CESE, principalmente a manutenção do apoio a pequenos projetos.
SERVIÇO
O QUE: CESE: Campanha Primavera para a Vida 2019
QUANDO: 28/09/2019, a partir das 12h
ONDE: MAB – MUSEU DE ARTE DA BAHIA – Av. Sete de Setembro, 2340 – Vitória, Salvador
VALOR: R$ 30 (feijoada) – Convite disponível na sede da CESE – RUA DA GRAÇA 150 – GRAÇA – (71) 2104.5457 – www.cese.org.br